Concepções político-ideológicas e didáticopedagógicas dos participantes do IV ENESEB

Autores

  • Leandro Raizer Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Daniel Gustavo Mocelin Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.3.09

Resumo

O artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com os participantes do IV Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB) ocorrido no ano de 2015. A análise engloba o perfil dos participantes, concepções didático-pedagógicas e político-ideológicas, percepções sobre a finalidade da Sociologia no Ensino Médio, e sobre as dificuldades e desafios para a qualificação do ensino da disciplina. Os resultados apontam para a existência de um perfil heterogêneo, assim como para diferenças significativas nas concepções didáticas e políticas entre professores da Educação Básica e da Educação Superior, e estudantes de Ciências Sociais. Entre as maiores dificuldades destaca-se a ausência de material didático e sua inadequação para o ensino da disciplina, assim como a falta de legitimidade frente às disciplinas tradicionais; já o baixo percentual de professores licenciados em Ciências Sociais lecionando e a necessidade de qualificar o ensino da disciplina aparecem como principais desafios. Por fim, a despeito do perfil heterogêneo identificado e das diversas concepções didático-políticas mapeadas, com destaque para a pragmática e a emancipatória, a pesquisa revela a existência de consenso sobre a relevância do papel das Orientações Curriculares Nacionais (OCNs) para a qualificação do ensino da disciplina de Sociologia.

Palavras-chave: ensino da sociologia, ensino médio, didática e ensino.

Biografia do Autor

Leandro Raizer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Leandro Raizer é professor e pesquisador na área de sociologia, com ênfase em sociologia da educação e ensino de sociologia. Doutor em Sociologia (UFRGS/Université de Montréal), é professor do Departamennto de Ensino e Currículo da FACED/UFRGS. Vem atuando como membro da Comissão Nacional de Ensino da SBS desde 2006 e atua como pesquisador nos seguintes grupos: GEU (Grupo de Estudos Sobre Universidade/UFRGS), e Laboratório Virtual de Ensino em Ciências Sociais (LAVIEVS/UFRGS). E-mail: leandroraizer@gmail.com.

Daniel Gustavo Mocelin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Daniel Gustavo Mocelin é sociólogo, Doutor (2011) e Mestre em Sociologia (2006) e Bacharel (2002) e Licenciado (2008) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Exerce o cargo de Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), lotado no Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). É professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFRGS e pesquisador do Grupo de Pesquisa Sociedade, Economia e Trabalho (GPSET/UFRGS/DGPB-CNPq). É coordenador do LAVIECS/UFRGS (Laboratório Virtual e Interativo de Ensino de Ciências Sociais).

Downloads

Publicado

2015-11-09

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Sociologia na Educação Básica – ENESEB2015