Sobre a Revista

Foco e Escopo

Ciências Sociais Unisinos é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e dedica-se a publicar artigos inéditos que contribuam para a reflexão e o estudo interdisciplinar das Ciências Sociais.

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista, após o que serão submetidos à avaliação do tipo peer review feita por, pelo menos, dois pareceristas externos.

A aceitação final dos artigos depende dos seguintes critérios:

• Recomendação dos pareceristas;

• Efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autores(es);

• E aprovação da Comissão Editorial, cuja resolução contemplará seis diferentes avaliações:
      1. Aceitar;
      2. Correções obrigatórias;
      3. Submeter novamente para avaliação;
      4. Enviar para outra revista;
      5. Rejeitar
      6. Ver comentários

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

Publicação com mais de 50 anos de história, a origem de Ciências Sociais Unisinos remonta à Revista da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Leopoldo: Estudos Leopoldenses, editada entre 1966 e 1996, evidência sólida de sua raiz nas humanidades e de seu compromisso profundo com a transdisciplinaridade. Posteriormente, a Editora Unisinos deu continuidade a sua publicação sob o título Estudos Leopoldenses (Série Ciências Humanas), entre 1997 e 2000. Data de 2001 a denominação do periódico como Ciências Sociais Unisinos, quando passa a estar imediatamente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. CSU deixou de ser impressa (ISSN-L 1519-7050) em 2004. Desde então, sua versão online (e-ISSN 2177-6229) é publicada quadrimestralmente neste site.