Sobre a Revista
Foco e Escopo
Ciências Sociais Unisinos é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e dedica-se a publicar artigos inéditos que contribuam para a reflexão e o estudo interdisciplinar das Ciências Sociais.
Processo de Avaliação pelos Pares
A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista, após o que serão submetidos à avaliação do tipo peer review feita por, pelo menos, dois pareceristas externos.
A aceitação final dos artigos depende dos seguintes critérios:
- Recomendação dos pareceristas;
- Efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autores(es);
- E aprovação da Comissão Editorial, cuja resolução contemplará seis diferentes avaliações:
- Aceitar;
- Correções obrigatórias;
- Submeter novamente para avaliação;
- Enviar para outra revista;
- Rejeitar
- Ver comentários
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Histórico do periódico
Publicação com mais de 50 anos de história, a origem de Ciências Sociais Unisinos remonta à Revista da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Leopoldo: Estudos Leopoldenses, editada entre 1966 e 1996, evidência sólida de sua raiz nas humanidades e de seu compromisso profundo com a transdisciplinaridade. Posteriormente, a Editora Unisinos deu continuidade a sua publicação sob o título Estudos Leopoldenses (Série Ciências Humanas), entre 1997 e 2000. Data de 2001 a denominação do periódico como Ciências Sociais Unisinos, quando passa a estar imediatamente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. CSU deixou de ser impressa (ISSN-L 1519-7050) em 2004. Desde então, sua versão online (e-ISSN 2177-6229) é publicada quadrimestralmente neste site.