“Eu quero ser professor de Sociologia”: as influências da Sociologia no ensino médio em Cuiabá (MT)
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.3.07Resumo
O trabalho tem como objetivo investigar as motivações que têm levado estudantes a cursar licenciatura em Ciências Sociais na UFMT. Os últimos anos apresentaram algumas mudanças, como a introdução do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/Sociologia/UFMT, as novas abordagens sobre o estágio supervisionado e maior presença de professores habilitados em Ciências Sociais, nas escolas cuiabanas. O impacto dessas mudanças foi investigado em uma pesquisa qualitativa estruturada com entrevistas em profundidade, partindo de roteiro semiestruturado e com uma amostra de oito estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Os resultados indicaram que o perfil dos estudantes mudou. Antes, o curso atraía grande quantidade de estudantes trabalhadores/as e graduados/as, como a maioria dos cursos noturnos. Hoje, o perfil de ingressantes está mais jovem. As motivações destes jovens têm sido duas: admiração por professores inspiradores e a compreensão da Sociologia como uma ciência necessária para desvendar a complexidade que envolve as relações sociais.
Palavras-chave: sociologia, formação de professores, licenciatura.
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