“Eu quero ser professor de Sociologia”: as influências da Sociologia no ensino médio em Cuiabá (MT)

Autores

  • Silvana Maria Bitencourt Universidade Federal de Mato Grosso Departamento de Sociologia e Ciência Política
  • Francisco Xavier Freire Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso Departamento de Sociologia e Ciência Política

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.3.07

Resumo

O trabalho tem como objetivo investigar as motivações que têm levado estudantes a cursar licenciatura em Ciências Sociais na UFMT. Os últimos anos apresentaram algumas mudanças, como a introdução do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/Sociologia/UFMT, as novas abordagens sobre o estágio supervisionado e maior presença de professores habilitados em Ciências Sociais, nas escolas cuiabanas. O impacto dessas mudanças foi investigado em uma pesquisa qualitativa estruturada com entrevistas em profundidade, partindo de roteiro semiestruturado e com uma amostra de oito estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Os resultados indicaram que o perfil dos estudantes mudou. Antes, o curso atraía grande quantidade de estudantes trabalhadores/as e graduados/as, como a maioria dos cursos noturnos. Hoje, o perfil de ingressantes está mais jovem. As motivações destes jovens têm sido duas: admiração por professores inspiradores e a compreensão da Sociologia como uma ciência necessária para desvendar a complexidade que envolve as relações sociais.

Palavras-chave: sociologia, formação de professores, licenciatura.

Biografia do Autor

Silvana Maria Bitencourt, Universidade Federal de Mato Grosso Departamento de Sociologia e Ciência Política

Professora Adjunta II do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT - Campus Cuiabá, Socióloga com graduação em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado), Doutorado (2011) e Mestrado (2006) em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, realizou estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal em 2010). É líder do grupo de pesquisa (CNPq) Saúde do Corpo, Gênero e Gerações desenvolvendo pesquisas nas seguintes linhas: Corpo e Gerações; Cuidado e trabalho; Políticas públicas em saúde, educação e gênero e pesquisadora do grupo de pesquisa Pesquisa, Ensino e extensão em Ciências Sociais e da Rede Ibero-Americana Ciência, Gênero e Tecnologia . Tem experiência na área de Sociologia da Educação, Teoria sociológica e com ênfase em Estudos de gênero e educação atua principalmente nos seguintes temas: gênero, Feminismos, Maternidade, Carreira Científica, política de produtividade, Sociologia do corpo e da saúde, Ensino de Sociologia, Formação Docente. coordenou o Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFMT entre maio de 2013 a maio de 2015

Francisco Xavier Freire Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso Departamento de Sociologia e Ciência Política

Professor Efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso, Adjunto IV, lotado no Departamento de Sociologia e Ciência Política. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea - ECCO/IL- UFMT. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2000). Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenador do Subprojeto PIBID Sociologia/Ciências Sociais - UFMT. Coordenador do GT Sociologia do Esporte da Sociedade Brasileira de Sociologia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Esporte, Cultura e Sociedade (GEPECS) CNPq/UFMT. Tem experiências em atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Sociologia da Educação. Leciona Sociologia da Educação para os cursos de Licenciatura em Ciências Sociais e de História. Trabalha com as seguintes disciplinas: Sociologia I, Sociologia V, Sociologia da Cultura, Sociologia da Comunicação, Sociologia Urbana. Tem experiência na área de Teoria Sociológica Clássica e Contemporânea, Sociologia Urbana, Sociologia da Educação, Sociologia do Esporte, Sociologia do Trabalho. Suas Pesquisas abrangem os seguintes temas: ensino de sociologia, formação de professores, cultura brasileira, pensamento social, megaeventos esportivos, etno-desporto indígena, relações de trabalho, modernidade, futebol indígena, trânsito em Cuiabá/MT, futebol brasileiro, civilização, Lei Pelé, mercado de trabalho no futebol.

Downloads

Publicado

2015-11-09

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Sociologia na Educação Básica – ENESEB2015