“I want to be a teacher of sociology”: A study on the influence of Sociology and the teacher at high school in Cuiabá, Mato Grosso State

Authors

  • Silvana Maria Bitencourt Universidade Federal de Mato Grosso Departamento de Sociologia e Ciência Política
  • Francisco Xavier Freire Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso Departamento de Sociologia e Ciência Política

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.3.07

Abstract

This paper aims to investigate the motivations that have led students to the teacher training course on Social Sciences at UFMT. In recent years we can see some changes in this course such as the introduction of the Institutional Program of Initiation into Teaching - PIBID/Sociology/UFMT, new approaches to supervised internship as well as a greater presence teachers qualified in Social Sciences at the local schools. The impact of these changes was investigated in a qualitative research project with in-depth interviews, starting from semi-structured script and with a sample of eight Bachelor’s Degree students of Social Sciences. The results indicated that the profile of students has changed. Before, the course attracted lot of working students/graduates, just like most evening courses. Today, the entrants’ profile is younger. The motivations of these young people have been twofold: an admiration for inspiring teachers and a view of Sociology as a science required to unravel the complexity involved in social relations.

Keywords: sociology, teacher training, graduation.

Author Biographies

Silvana Maria Bitencourt, Universidade Federal de Mato Grosso Departamento de Sociologia e Ciência Política

Professora Adjunta II do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT - Campus Cuiabá, Socióloga com graduação em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado), Doutorado (2011) e Mestrado (2006) em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, realizou estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal em 2010). É líder do grupo de pesquisa (CNPq) Saúde do Corpo, Gênero e Gerações desenvolvendo pesquisas nas seguintes linhas: Corpo e Gerações; Cuidado e trabalho; Políticas públicas em saúde, educação e gênero e pesquisadora do grupo de pesquisa Pesquisa, Ensino e extensão em Ciências Sociais e da Rede Ibero-Americana Ciência, Gênero e Tecnologia . Tem experiência na área de Sociologia da Educação, Teoria sociológica e com ênfase em Estudos de gênero e educação atua principalmente nos seguintes temas: gênero, Feminismos, Maternidade, Carreira Científica, política de produtividade, Sociologia do corpo e da saúde, Ensino de Sociologia, Formação Docente. coordenou o Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFMT entre maio de 2013 a maio de 2015

Francisco Xavier Freire Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso Departamento de Sociologia e Ciência Política

Professor Efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso, Adjunto IV, lotado no Departamento de Sociologia e Ciência Política. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea - ECCO/IL- UFMT. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2000). Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenador do Subprojeto PIBID Sociologia/Ciências Sociais - UFMT. Coordenador do GT Sociologia do Esporte da Sociedade Brasileira de Sociologia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Esporte, Cultura e Sociedade (GEPECS) CNPq/UFMT. Tem experiências em atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Sociologia da Educação. Leciona Sociologia da Educação para os cursos de Licenciatura em Ciências Sociais e de História. Trabalha com as seguintes disciplinas: Sociologia I, Sociologia V, Sociologia da Cultura, Sociologia da Comunicação, Sociologia Urbana. Tem experiência na área de Teoria Sociológica Clássica e Contemporânea, Sociologia Urbana, Sociologia da Educação, Sociologia do Esporte, Sociologia do Trabalho. Suas Pesquisas abrangem os seguintes temas: ensino de sociologia, formação de professores, cultura brasileira, pensamento social, megaeventos esportivos, etno-desporto indígena, relações de trabalho, modernidade, futebol indígena, trânsito em Cuiabá/MT, futebol brasileiro, civilização, Lei Pelé, mercado de trabalho no futebol.

Published

2015-11-09

Issue

Section

Dossiê: Ensino de Sociologia na Educação Básica – ENESEB2015