Disputas curriculares: o que ensinar de sociologia no ensino médio?

Autores

  • Thiago Ingrassia Pereira Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.3.03

Resumo

O que ensinar? Questionamento básico formativo do currículo, essa questão se apresenta permeada por disputas ideológicas. Em meio a polêmicas, neste artigo, enfatizo a formação inicial de professores da área de ciências sociais e chego ao debate sobre o currículo oficial x currículo real, promovendo reflexões sobre as teorias do currículo e apostando na constituição de conteúdos significativos à aprendizagem de sociologia na educação básica.

Palavras-chave: currículo, sociologia escolar, formação de professores.

Biografia do Autor

Thiago Ingrassia Pereira, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim

Sociólogo, Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais, Mestre e Doutor em Educação pela UFRGS. Professor da área de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da UFFS/Erechim.

Vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (2013-2016).

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Publicado

2015-11-04

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Sociologia na Educação Básica – ENESEB2015