Quando a religião sobe ao palco: Uma análise das contestações católicas à encenação de “Jesus Cristo Superstar”

Autores

  • Renan William dos Santos Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP)
  • Camila Assunção Crumo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP)

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2019.55.2.06

Resumo

Este artigo procura mapear a controvérsia surgida com a exibição da peça “Jesus Cristo Superstar”, em São Paulo, no ano de 2014. Passando por uma breve revisão histórica sobre as relações ambíguas entre as esferas de sentido religiosa e artística (no sentido weberiano), busca-se explicitar as principais categorias discursivas e estratégias de ação mobilizadas pelos agentes religiosos que procuraram barrar a exibição da referida peça teatral. Por fim, mostra-se como a noção de “blasfêmia” é utilizada para colocar o próprio ideal de laicidade no centro do debate.

Biografia do Autor

Renan William dos Santos, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (PPGS-USP), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), processo n? 2017/24842-1.

Camila Assunção Crumo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (PPGS-USP), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), processo n? 2018/24266-3.

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Publicado

2019-11-09

Edição

Seção

Artigos