Violência de gênero em áreas rurais: o caso de Santana do Livramento (RS)

Autores

  • Cassiane da Costa Professora Adjunta da UERGS, unidade Santana do Livramento
  • Martha Giudice Narvaz Professora Adjunta da UERGS, unidade Bagé
  • Kelly Camargo Acadêmica de Agronomia na UERGS, unidade Santana do Livramento

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2018.54.2.10

Resumo

A violência de gênero se mostra de forma intensa em diferentes realidades. Em áreas rurais, ela apresenta características particulares, que precisam ser mais bem estudadas, havendo, ainda, poucos estudos específicos sobre esses contextos no Brasil. Nesse sentido, o objetivo deste artigo foi estudar a violência de gênero no rural do município de Santana do Livramento (RS), discutindo alternativas para seu enfrentamento. Foram realizadas 12 entrevistas com mulheres rurais que sofreram violência, moradores rurais e representantes de organizações que se relacionam com o tema no município. Também foram realizadas nove rodas de conversa sobre o tema com estudantes universitários de cursos da área ciências agrárias e com moradores rurais do município. Durante a pesquisa, foram relatados muitos casos de violência de gênero ocorridos nas localidades rurais do município, sendo que a maioria não foi denunciada, o que mostra a gravidade do problema. As entrevistadas que sofreram violência por parte de seus maridos precisaram de vários anos para romper com a relação e carregam marcas psicológicas desse passado. As mulheres rurais que sofrem violência podem contar com uma rede de apoio no município, que é essencial, porém, que precisa de melhorias, principalmente no âmbito estrutural e de integração do trabalho.

Palavras-chave: violência de gênero, mulher rural, rede de apoio.

Biografia do Autor

Cassiane da Costa, Professora Adjunta da UERGS, unidade Santana do Livramento

Doutora em Extensão Rural pela UFSM, com tese sobre gênero; Profa. Adjunta em Desenvolvimento Rural da UERGS, unidade Santana do Livramento.

Martha Giudice Narvaz, Professora Adjunta da UERGS, unidade Bagé

Psicóloga, Especialista na área da violência doméstica, Doutora em Psicologia pela UFRGS; Professora da UERGS, unidade Bagé. Coordena o Grupo de Pesquisa Gênero e Diversidades

Kelly Camargo, Acadêmica de Agronomia na UERGS, unidade Santana do Livramento

Acadêmica de Agronomia naUERGS unidade Santana do Livrament; Bolsista do Programa PROEX MEC Pedagogias da Igualdade

Downloads

Publicado

2018-09-28

Edição

Seção

Artigos