Intérpretes e notáveis da literatura e da cultura popular do Maranhão

Autores

  • Igor Gastal Grill Universidade Federal do Maranhão
  • Eliana Tavares dos Reis Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2017.53.2.20

Resumo

Propomos neste artigo refletir sobre o trabalho de construção de “panteões” e as práticas de eternização de “vultos” examinando duas publicações que se configuram em “galerias de notáveis”. Analisamos Perfis Acadêmicos e Perfis de Cultura Popular, ponderando sobre: (i) a posição social e política dos agentes (biógrafos e biografados), definida em função dos recursos sobre os quais assentam sua “reputação” e de inscrições nas lutas culturais e políticas; (ii) as estratégias de estruturação das obras, observando a seleção e a hierarquização dos casos, o espaço disponibilizado, as classificações atribuídas, entre outras; (iii) e os conteúdos, as adjetivações, as definições, enfim, as representações explicitadas nos pré-textos e textos laudatórios. Com isso, podemos apreender os condicionantes de afirmação, as lógicas de atuação e os mecanismos de consagração mobilizados por agentes que se constituem como porta-vozes autorizados, bem como as múltiplas tramas de notabilização de “intérpretes” da cultura e da memória regional no e do Maranhão.

Palavras-chave: cultura, intérpretes, panteão.

Biografia do Autor

Igor Gastal Grill, Universidade Federal do Maranhão

Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996; 1995), mestrado e doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999; 2003), com estada de doutoramento junto à École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris/2002). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, atualmente é Professor Associado II na UFMA e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. É editor da Revista Pós Ciências Sociais. Coordena o Laboratório de Estudos Sobre Elites Políticas e Culturais - LEEPOC.

Eliana Tavares dos Reis, Universidade Federal do Maranhão

Possui bacharelado em Ciências Sociais, é mestre e doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio de doutoramento junto à Université Paris I (Panthéon-Sorbonne). É professora e pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), vinculada ao Departamento de Sociologia e Antropologia (DESOC) e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSoc). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa (FAPEMA), coordena o Laboratório de Estudos sobre Elites Políticas e Culturais (LEEPOC) e compõe o Comitê Editorial da Revista Pós Ciências Sociais.

Downloads

Publicado

2017-10-27

Edição

Seção

Artigos