O PIBID de Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso e a formação de professores de Sociologia para a Educação Básica

Autores

  • Francisco Xavier Freire Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea - ECCO/UFMT Departamento de Sociologia e Ciência Política - UFMT
  • Edilene da Cruz Silva Professora da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Mestre em Ciências Sociais pela UNESP.

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.3.06

Resumo

O trabalho analisa as contribuições do PIBID de Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso na formação de professores de sociologia para a educação básica em Cuiabá (MT). O principal objetivo deste trabalho é problematizar o alcance e as limitações que as concepções e práticas vigentes nas escolas públicas de educação básica e instituições de nível superior formadoras de professores, por um lado, e os fatores que influenciam o recrutamento para a carreira docente, por outro, podem implicar para os objetivos do recente Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – CAPES. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como técnicas principais revisão bibliográfica, etnografia nas escolas de atuação do PIBID e entrevistas com bolsistas de iniciação à docência e bolsistas supervisores. Considerando que o Programa está inscrito num conjunto mais amplo de ações que visam constituir uma política pública para a formação docente e a educação básica, a primeira parte do artigo descreve os objetivos e princípios que dão sustentação à proposta. Na segunda parte, o trabalho é dedicado ao balanço das repercussões das ações formativas do PIBID de Ciências Sociais da UFMT sobre licenciados bolsistas e não bolsistas e à contextualização da experiência no quadro mais geral dessa licenciatura. Por fim, à luz das experiências detalhadas na segunda parte, o artigo apresenta uma avaliação de características atuais dos sistemas de ensino que podem obstar, caso não alteradas, a consecução dos objetivos perseguidos pelo Programa: promover o aperfeiçoamento da formação e valorização da carreira docente, integrar a formação teórico-prática ao currículo das licenciaturas com o recurso da inclusão das escolas como locus de formação.

Palavras-chave: formação de professores, sociologia, PIBID.

Biografia do Autor

Francisco Xavier Freire Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea - ECCO/UFMT Departamento de Sociologia e Ciência Política - UFMT

Doutor em Sociologia pela UFRGS (2007), Mestre em Sociologia pela UFRGS. Professor Adjunto III do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFMT. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea - ECCO/UFMT.

Lider do GEPECS - Grupo de Estudos e Pesquisa em Esporte, Cultura e Sociedade - CNPq/UFMT.

Edilene da Cruz Silva, Professora da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Mestre em Ciências Sociais pela UNESP.

Graduada(Bacharelado, 1999 e Licenciatura, 2002) e Mestre(2003) em Ciências Sociais pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus Marília. Professora das áreas de Ensino de Ciências Sociais e Ciência Política junto ao Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso. Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de Formação de Professores e Ensino de Ciências Sociais, Ciência Política Contemporânea e Políticas Educacionais. Foi coordenadora do subprojeto PIBID

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Publicado

2015-11-11

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Sociologia na Educação Básica – ENESEB2015