O PIBID de Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso e a formação de professores de Sociologia para a Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.3.06Resumo
O trabalho analisa as contribuições do PIBID de Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso na formação de professores de sociologia para a educação básica em Cuiabá (MT). O principal objetivo deste trabalho é problematizar o alcance e as limitações que as concepções e práticas vigentes nas escolas públicas de educação básica e instituições de nível superior formadoras de professores, por um lado, e os fatores que influenciam o recrutamento para a carreira docente, por outro, podem implicar para os objetivos do recente Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – CAPES. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como técnicas principais revisão bibliográfica, etnografia nas escolas de atuação do PIBID e entrevistas com bolsistas de iniciação à docência e bolsistas supervisores. Considerando que o Programa está inscrito num conjunto mais amplo de ações que visam constituir uma política pública para a formação docente e a educação básica, a primeira parte do artigo descreve os objetivos e princípios que dão sustentação à proposta. Na segunda parte, o trabalho é dedicado ao balanço das repercussões das ações formativas do PIBID de Ciências Sociais da UFMT sobre licenciados bolsistas e não bolsistas e à contextualização da experiência no quadro mais geral dessa licenciatura. Por fim, à luz das experiências detalhadas na segunda parte, o artigo apresenta uma avaliação de características atuais dos sistemas de ensino que podem obstar, caso não alteradas, a consecução dos objetivos perseguidos pelo Programa: promover o aperfeiçoamento da formação e valorização da carreira docente, integrar a formação teórico-prática ao currículo das licenciaturas com o recurso da inclusão das escolas como locus de formação.
Palavras-chave: formação de professores, sociologia, PIBID.
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