Modalidades diferenciadas de ensino e ensino de sociologia: uma questão de reconhecimento ou redistribuição?

Autores

  • Rogéria Martins Universidade Federal de Viçosa
  • Paulo Fraga Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.3.04

Resumo

O objetivo do artigo é discutir as modalidades diferenciadas de ensino preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica no contexto de garantia de direitos de determinadas populações e o papel que o ensino de sociologia pode desempenhar visando à consolidação dessas novas práticas. Utilizando os conceitos de reconhecimento e redistribuição, o texto busca refletir sobre como o ensino de sociologia na educação básica pode contribuir para a ampliação dos direitos sociais no sentido do fortalecimento dessas prerrogativas, a partir de sua metodologia e seu conteúdo programático, reforçando a institucionalização de direitos emergentes de atores e grupos que possuem vulnerabilidades sociais.

Palavras-chave: ensino de sociologia, reconhecimento e redistribuição.

Biografia do Autor

Rogéria Martins, Universidade Federal de Viçosa

Cientista Social pela UFRJ, Mestre em Educação pela UFBA, Doutora em Políticas Públicas pela UERJ, professora da Departamento de Ciências Sociais da niversidade Federal de Viçosa.

Paulo Fraga, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Sociologia (USP), com pós-doutorado em Criminologia pela Universidade de Montreal, professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFJF e do Departamento de Ciências Sociais da UFJF.

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Publicado

2015-11-09

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Sociologia na Educação Básica – ENESEB2015