Particularidades do pertencimento na pesca artesanal embarcada

Autores

  • Cristiano Wellington Noberto Ramalho Departamento de Sociologia (DS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Andreia Patrícia dos Santos Prefeitura da Cidade do Recife

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2018.54.2.12

Resumo

O presente texto almeja, em primeiro lugar e com base em escritos da sociologia rural e da socioantropologia da pesca no Brasil, situar o debate sobre pertencimento entre camponeses e, principalmente, entre pescadores artesanais, e, depois, produzir reflexões, com base nos dados de campo levantados em duas comunidades de pescadores (Itapissuma e Suape – ambas em Pernambuco), sobre o caráter do sentimento de pertença na pesca artesanal embarcada, analisando suas singularidades e universalidades. Para tanto, realizamos 36 entrevistas (18 em cada localidade mencionada), bem como acompanhamos o cotidiano – em terra e nas águas – dos profissionais da pesca artesanal. No geral, o pertencimento assume, nas comunidades estudadas, elemento comum, que as identifica na condição de sujeitos sociais marcados de singularidades frente a outros grupos e/ou classes sociais, seja na terra (relações de vizinhança, laços de parentes, bairros pesqueiros), seja nas águas (eixo decisivo para o modo de vida simbólico e material desses homens).

Palavras-chave: pertencimento, pesca artesanal, socioantropologia da pesca.

Biografia do Autor

Cristiano Wellington Noberto Ramalho, Departamento de Sociologia (DS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduação em Ciências Sociais (UFRPE), Mestre em Sociologia (UFPE) e Doutor em Ciências Sociais (UNICAMP). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Sociologia (DS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Andreia Patrícia dos Santos, Prefeitura da Cidade do Recife

Mestre em Sociologia (UFS) e Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFS). É Socióloga-Analista Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente (SDSMA) da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR)-PE. Endereço: Rua Dr. José Higino Ribeiro Campos, n. 130, Encruzilhada, Recife-PE. CEP: 52041-230.

Downloads

Publicado

2018-09-28

Edição

Seção

Artigos