Revolução e religião: as relações entre a Igreja e o Estado na Cuba contemporânea

Autores

  • Marcos Antonio da Silva Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Guillermo Alfredo Johnson Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2016.52.1.02

Resumo

O presente trabalho discute a relação entre a Igreja Católica e o Estado em Cuba desde o início do processo revolucionário (1959) até os dias atuais. Neste sentido, analisa três momentos fundamentais: a tensão e o distanciamento no bojo do processo de transição ao socialismo desenvolvido no país; a reaproximação que culminou com a visita do Papa João Paulo II nos anos 90, ainda sob o impacto da queda do bloco soviético e do isolamento internacional que o país enfrentava; e, finalmente, as relações recentes, marcadas pela visita do papa, agora emérito, Bento XVI e pela afirmação da Igreja Católica como principal interlocutor interno com o governo cubano. Desta forma, este trabalho demonstra que as tensas relações dos anos 60 foram substituídas pelo estabelecimento de relações estáveis, uma normalidade acidentada, que propiciaram a emergência da Igreja Católica como ator fundamental no atual contexto político cubano.

Palavras-chave: Igreja Católica, revolução, rompimento, aproximação.

Biografia do Autor

Marcos Antonio da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutor em Integração da América Latina (PROLAM/USP). Professor de Ciência Política do curso de Ciências Sociais e do Mestrado em Sociologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Membro do Laboratório Interdisciplinar de Estudos sobre América Latina (LIAL/UFGD).

Guillermo Alfredo Johnson, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor de Ciência Política do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), dos programas de Pós-Graduação em Geografia e Sociologia e Coordenador do Laboratório Interdisciplinar de Estudos sobre América Latina (LIAL/UFGD).

Downloads

Publicado

2016-02-10

Edição

Seção

Seção Temática: Religião e ações sociais