Empresários e intelectuais: agentes culturais e valorização de um grupo étnico

Autores

  • Maria Clara Mocellin Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2014.50.3.08

Resumo

O presente trabalho tem como propósito investigar um processo identitário de promoção de um grupo étnico, tomando como foco temporal as décadas de 1970-1980, período marcado por um processo de modernização da economia da região de Caxias Sul (RS). Para explicar tal processo de valorização da cultura local, denominado aqui de valorização da italianidade, tomamos como universo de pesquisa dois grupos, intelectuais e empresários, pois os consideramos agentes sociais importantes na produção de simbologias étnicas. Os dados da pesquisa revelaram as relações estreitas entre empresários e intelectuais, estabelecidas na medida em que eles se uniam para implementar estratégias de desenvolvimento regional e promover a cultura local. Neste trabalho, chamamos a atenção para um processo específico de associação de capitais, o econômico e o intelectual, articulado por estratégias de grupos de interesse, para legitimar e reconhecer um campo de conhecimento, bem como pelas ações para valorizar e promover a cultura local. Para mapear a rede de relações entre esses dois grupos, trabalhamos com trajetórias de empresários e intelectuais envolvidos na promoção da cultura local e no desenvolvimento regional.

Palavras-chave: empresários, intelectuais, grupo étnico.

Biografia do Autor

Maria Clara Mocellin, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Antropologia - UFRGS

Doutora em Ciências Sociais - Unicamp

Profa. do Depto de Ciências Sociais da UFSM

Área: Antropologia

Downloads

Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Dossiê: Diversidade Cultural e os dilemas para as Políticas Culturais e Ambientais