“Somos gente” – Uma discussão sobre as concepções de cidadania apresentadas pelos representantes populares durante a Assembleia Nacional Constituinte

Autores

  • Joyce Louback Lourenço UFRJ; UERJ

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2021.57.1.12

Palavras-chave:

Redemocratização, Cidadania, Movimentos sociais

Resumo

O objetivo do trabalho é abordar a participação popular durante a Assembleia Nacional Constituinte (ANC) brasileira de 1987-1988. Para tanto, escolhemos tratar da participação das representações populares e movimentos sociais durante as Audiências Públicas da ANC, através da análise das falas proferidas em plenário por estes atores. Deseja-se investigar os sentidos que os atores atribuem ao conceito de cidadania, bem como as possíveis inovações no significado desta concepção. Assim, pretende-se construir um quadro geral que revele o pensamento político do campo popular no contexto do restabelecimento da democracia no Brasil.

Biografia do Autor

Joyce Louback Lourenço, UFRJ; UERJ

Doutora em Sociologia pelo Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ). Mestre em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008). Professora substituta no departamento de fundamentos da educação, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora da Escola de Formação de Professores do Centro Universitário Celso Lisboa nos cursos de História, Letras e Pedagogia. Participa do grupo de pesquisa NETSAL - Núcleo de Estudos em Teoria Social e América Latina (IESP/UERJ), dirigido pelos professores Breno Bringel e José Maurício Domingues, e do grupo "Redes de conhecimentos e práticas emancipatórias no cotidiano escolar" (PROPED/UERJ), coordenado pelo professor Gustavo Coelho. Trabalha com Teoria dos movimentos sociais latino-americanos, Democracia no Brasil e na América Latina (em especial os processos de redemocratização na região), ação coletiva no Brasil, associativismo periférico e temas relacionados à sociologia da educação.

Downloads

Publicado

2021-06-04

Edição

Seção

Artigos