Configurações territoriais dos cursos de formação de professores de Sociologia no Brasil (1934-2017): disputas e implicações

Authors

  • Cristiano das Neves Bodart Professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
  • Caio dos Santos Tavares Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2019.55.2.10

Abstract

O presente artigo, apoiado em contribuições da Teoria do Campo, de Pierre Bourdieu, problematiza a territorialização dos cursos de Ciências Sociais de grau de licenciatura e suas configurações durante sua história institucional (1934-2017). As mudanças na territorialização da oferta desses cursos são destacadas e os interesses em jogo evidenciados. É constatado que a concentração inicial foi marcada por interesses de uma elite que, desejando manter sua distinção social, buscou se apropriar de um capital (cultural) que lhes poderia proporcionar a manutenção de seu poder econômico e político em uma sociedade que se modernizava. A desconcentração, por sua vez, é resultado de mudanças complexas fruto de disputas recentes no campo político, ascensão de grupos reformistas, desprestígio e precarização da carreira docente e expansão da demanda por professores de Sociologia em todos os estados brasileiros.

 

Author Biographies

Cristiano das Neves Bodart, Professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Doutor em Sociologia (USP), professor do programa de pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (ufal). Editor chefe das revistas "Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais" e da "Revista Café com Sociologia". Integrante da Comissão de comunicação da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, membro do Grupo de Pesquisa de Ensino de Ciências Sociais (Xingó-Ufal) e coordenador do grupo de pesquisa Cultura, identidade e Movimentos Sociais (Ufal).

Caio dos Santos Tavares, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Graduando em Ciências Sociais. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em ensino de Ciências Sociais/Sociologia (ISC-Ufal)

Published

2019-11-09

Issue

Section

Articles