From traditional arts to creative economy: Aboriginal indigenous paintings and its insertion in the Western arts system

Authors

  • Ilana Seltzer Goldstein Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2017.53.3.09

Abstract

Contemporary economy – marked by a very intense globalization as well the new information and communication technologies – has achieved an incredible increase in competitiveness. Cultural and intangible meanings linked to products and services have become almost more important than their functionality. This is particularly – but not exclusively – true in sectors that comprise the so-called creative economy, as the design, visual arts, music, fashion, food etc. In contemporary societies, merchandises stand out for their uniqueness and for having both economic value and symbolic value. Having this scenario as background, this paper presents a case study based in Australia, which reveals how the segment of indigenous arts turned to be part of the creative economy in that country, allowing first nation people to have a culturally significant and economically positive occupation. Finally, the text illustrates the relevance of interdisciplinary approaches to analyze artistic-cultural practices and processes.

Keywords: creative economy, indigenous arts, Australian aboriginal painting.

Author Biography

Ilana Seltzer Goldstein, Universidade Federal de São Paulo

Departamento de História da Arte. Área: Antropologia.

 

Ilana Seltzer Goldstein é bacharel e mestre em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, tem uma especialização em Direção de Projetos Culturais pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III, e outra especialização em Avaliação de Projetos e Programas Sociais pela Fundação Instituto de administração – FIA, e é doutora em Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Foi docente e coordenadora do MBA em Bens Culturais da Fundação Getúlio Vargas, de 2008 a 2014, e docente na pós-graduação em Gestão Cultural do SENAC, de 2010 a 2013. Atualmente, é docente e pesquisadora no Departamento de História da Arte e no Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo, onde é responsável também pela política cultural da Reitoria e coordena a Cátedra Kaapora, voltada à promoção da diversidade cultural.

 

Paralelamente, atua há mais de 15 anos com projetos sociais e culturais. Entre outros trabalhos, foi uma das responsáveis pela exposição “Terra Paulista: história, artes e costumes”, que ficou em cartaz no Sesc Pompeia, em 2005; foi Gerente de Promoção Social, responsável por educação, cultura e geração de renda no Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP/SP, entre 2004 e 2006; foi pesquisadora da Organização Mundial do Comércio, no Projeto “Creative Heritage”, com foco na proteção às expressões culturais tradicionais, entre 2007 e 2008; concebeu o relançamento da obra completa de Jorge Amado pela Editora Companhia das Letras, bem como o programa educativo para professores da rede pública de todo o país, entre 2007 e 2010; realizou levantamento nacional, encomendado pelo Ministério da Cultura, sobre exposições de arte contemporânea no Brasil, em 2011; prestou consultoria à Base 7 Projetos Culturais, na concepção de conteúdo e cenografia do Memorial da Imigração Judaica e no projeto do Museu do Holocausto, em 2012 e 2013; reformulou a Semana Itaú de Gestão Cultural, em 2016; foi consultora da mostra de arte indígena “Tempo dos Sonhos”, que está itinerando por unidades da Caixa Cultural em várias cidades, em 2016 e 2017.

 

Ilana é autora dos livros O Brasil best-seller de Jorge Amado: literatura e identidade nacional (SENAC, 2003) e Responsabilidade social: das grandes corporações ao terceiro setor (Ática, 2008). Criou e editou, por cinco anos, a Proa - Revista de Antropologia e Arte -http://www.revistaproa.com.br/05/. Editou sob encomenda a Revista Observatório Itaú Cultural no. 17, sobre políticas de fomento para o livro e a leitura. Publicou ainda diversos artigos, como: “Économies de l´art contemporain. Programmation, financement et gestion dans les institutions culturelles brésiliennes“. In: Art et société: Recherches récentes et regards croisés, Brésil/France. OpenEdition Press, 2016; "Arte, cultura e formação" (http://www.academia.edu/11658940/Artigo_sobre_arte_cultura_e_forma%C3%A7%C3%A3o); "Arte, artesanato e arte popular: fronteiras movediças" (http://www.academia.edu/11659724/Cap%C3%ADtulo_de_livro_sobre_as_fronteiras_movedi%C3%A7as_entre_arte_artesanato_e_arte_popular); "Visible art, invisible artists" (http://www.vibrant.org.br/issues/v10n1/ilana-seltzer-goldstein-visible-art-invisible-artists/).

 

Published

2017-08-23

Issue

Section

Dossiê: Artes e criatividade: identidades e diferenças entre o local e o global