Social participation in the field of culture and symbolic disputes in the cultural policies for the circus in Fortaleza (CE)

Authors

  • Jocastra Holanda Bezerra Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • José Márcio Barros Professor dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da PUC Minas e em Cultura e Sociedade, pela UFBA. Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Cultural da FAP/UEMG e do Observatório da Diversidade Cultural.

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2016.52.1.04

Abstract

The article seeks to understand the dynamics of social participation in the field of culture. It seeks to reflect about the plurality of identities and self-representations present in the circus segment, realizing how these are articulated, integrated or do not connect with each other in the sphere of participation in the cultural policies of the city of Fortaleza, Ceará. To reflect on these questions, we analyzed the discourses and the participation of agents of the circus sector on two occasions: in the construction of the proposal of the Municipal School of Circus and the formulation of the Sectorial Circus Plan in the city.

Keywords: circus, cultural policies, social participation.

Author Biographies

Jocastra Holanda Bezerra, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (UECE - 2014). Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Faculdade Evolutivo (FACE - 2009). Participante do Grupo de Pesquisa em Políticas de Cultura e de Comunicação (CULT.COM), da Universidade Estadual do Ceará, coordenado pelo Prof. Dr. Alexandre Barbalho. Possui atuação na área de comunicação e cultura; com experiência em assessoria e planejamento de comunicação; educação em comunicação popular e alternativa; e no desenvolvimento de elaboração de projetos culturais. Áreas de interesse: comunicação popular, alternativa e comunitária; culturas populares; movimentos sociais e culturais populares; políticas públicas de comunicação e políticas culturais.

José Márcio Barros, Professor dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da PUC Minas e em Cultura e Sociedade, pela UFBA. Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Cultural da FAP/UEMG e do Observatório da Diversidade Cultural.

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Professor do Programa de Pós Graduação em Comunicação da PUC Minas, além de integrar o corpo docente do Curso de Comunicação Social. Professor da UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais, onde integra o corpo docente do Mestrado em Artes e coordena a Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Cultural. Professor convidado do Programa de Pós Graduação em Cultura e Sociedade da UFBa. Atua na área da Antropologia Urbana e da Comunicação, com ênfase nas temáticas da identidade cultural, política cultural, cidade e cultura, gestão cultural, diversidade cultural e processos de mediação. É autor dentre outros trabalhos, do livro Comunicação e Cultura nas avenidas de contorno, publicado pela Editora PUC Minas e organizador dos livros Diversidade Cultural da proteção à promoção, publicado pela Editora Autêntica, As mediações da Cultura, publicado pela Editora PUC Minas, Pensar e Agir com a cultura, publicado pelo ODC e Federalismo e políticas culturais no Brasil e Dimensões e Desafios Políticos para a Diversidade Cultural, ambos publicados pela EDUFBa. Coordena o GP Observatório da Diversidade Cultural, integra o Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - CULT, coordena o Programa Pensar e Agir com a Cultura e integra a Rede de Pesquisadores em Políticas Culturais.

Published

2016-03-07

Issue

Section

Seção Temática: Políticas culturais, paisagens e memórias