Ensino remoto em tempos de pandemia: reflexões a partir dos estudantes de Ciências Sociais em Marabá-PA

Authors

  • Edimilson Rodrigues Souza Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) https://orcid.org/0000-0002-5475-7602
  • Edma do Socorro Silva Moreira Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)
  • Celia Regina Congilio Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)
  • Cloves Barbosa Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2021.57.1.01

Keywords:

Amazônia, Ensino remoto, Exclusão social

Abstract

Este artigo tem o propósito de refletir sobre as condições de acesso e permanência dos discentes da Faculdade de Ciências Sociais do Araguaia-Tocantins (Facsat), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em participar do semestre letivo na modalidade remota (à distância), a partir de setembro de 2020, com a aprovação da Resolução nº 500, estabelecendo normas para o Período Letivo Emergencial (PLE), orientadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS): as medidas sanitárias estabelecidas para reduzir as taxas de transmissão do novo Coronavírus. Nossa reflexão parte da pesquisa em ciberespaços (Rifiotis, 2016; Miller e Slater, 2004) realizada com os discentes da Facsat, no período de 29 de junho a 15 de julho de 2020, por meio de questionário eletrônico na plataforma Google. Como aporte teórico-metodológico este artigo se insere na interface entre pesquisa quantitativa e qualitativa (Richardson, 1989; Sanchis, 1997), com ênfase na relação entre ensino e saúde pública (Biehl, 2011; Santos, 2020; Segata, 2020), considerando as particularidades do contexto regional (Hébette, 1991; 2004; Martins, 1980; 2009). A pesquisa evidenciou as condições limitadas de acesso dos estudantes a equipamentos eletrônicos adequados, redes de dados disponíveis e estrutura física básica para estudos, que se impõem como barreiras à sua participação em aulas na modalidade remota, nos alertando de que a universidade não poderia desconsiderar a realidade desses discentes sob pena de contribuir para aprofundar a exclusão social, como indicado ao longo do texto.

Author Biographies

Edimilson Rodrigues Souza, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Doutor em Antropologia Social pela Unicamp, professor da Faculdade de Ciências Sociais do Araguaia-Tocantins da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (FACSAT/Unifesspa).

Edma do Socorro Silva Moreira, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Doutora em Ciências Sociais pela UFPA, professora da Faculdade de Ciências Sociais do Araguaia-Tocantins e Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA), ambos na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Celia Regina Congilio, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP, professora da Faculdade de Ciências Sociais do Araguaia-Tocantins (FACSAT) e Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA), ambos na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). 

Cloves Barbosa, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP, professor da Faculdade de Ciências Sociais do Araguaia-Tocantins da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (FACSAT/Unifesspa).

Published

2021-06-04

Issue

Section

Dossiê: Fronteiras étnicas, biodiversidade, conflitos e resistências na Amazônia