Ensino remoto em tempos de pandemia: reflexões a partir dos estudantes de Ciências Sociais em Marabá-PA
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2021.57.1.01Keywords:
Amazônia, Ensino remoto, Exclusão socialAbstract
Este artigo tem o propósito de refletir sobre as condições de acesso e permanência dos discentes da Faculdade de Ciências Sociais do Araguaia-Tocantins (Facsat), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em participar do semestre letivo na modalidade remota (à distância), a partir de setembro de 2020, com a aprovação da Resolução nº 500, estabelecendo normas para o Período Letivo Emergencial (PLE), orientadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS): as medidas sanitárias estabelecidas para reduzir as taxas de transmissão do novo Coronavírus. Nossa reflexão parte da pesquisa em ciberespaços (Rifiotis, 2016; Miller e Slater, 2004) realizada com os discentes da Facsat, no período de 29 de junho a 15 de julho de 2020, por meio de questionário eletrônico na plataforma Google. Como aporte teórico-metodológico este artigo se insere na interface entre pesquisa quantitativa e qualitativa (Richardson, 1989; Sanchis, 1997), com ênfase na relação entre ensino e saúde pública (Biehl, 2011; Santos, 2020; Segata, 2020), considerando as particularidades do contexto regional (Hébette, 1991; 2004; Martins, 1980; 2009). A pesquisa evidenciou as condições limitadas de acesso dos estudantes a equipamentos eletrônicos adequados, redes de dados disponíveis e estrutura física básica para estudos, que se impõem como barreiras à sua participação em aulas na modalidade remota, nos alertando de que a universidade não poderia desconsiderar a realidade desses discentes sob pena de contribuir para aprofundar a exclusão social, como indicado ao longo do texto.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Ciências Sociais Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.