Educação a distância e formação de professores de Sociologia: cenários e desafios

Authors

  • Priscilla Ribeiro dos Santos Programa de Pós-Graduação em Sociologia/UFRGS
  • Lucas Riboli Besen Programa de Pós-Graduação em Antropologia/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2021.57.1.06

Keywords:

educação a distância, formação de professores, Sociologia no Ensino Médio, Ensino Superior

Abstract

Este artigo tem por objetivo analisar o panorama de expansão da formação docente em Ciências Sociais e Sociologia na modalidade a distância no Brasil. Na interface dos estudos sobre o ensino superior com a literatura especializada sobre a formação docente nas Ciências Sociais, argumentamos que os fatores que contribuíram para a expansão de licenciaturas a distância em Ciências Sociais e Sociologia vão além do retorno de sua obrigatoriedade no currículo escolar e remetem ao crescimento da atuação de grupos educacionais privados com fins lucrativos, à flexibilização da legislação para o ensino a distância, aos efeitos da crise econômica e à tentativa por parte do Governo Federal em diversificar e interiorizar a oferta de ensino superior nas duas últimas décadas. Com base na revisão bibliográfica e na análise dos dados provenientes do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior, verificamos que a dinâmica de adesão ao ensino à distância varia de acordo com a área de licenciatura. Nas Ciências Sociais e Sociologia, as instituições de ensino superior privadas respondem por 42 licenciaturas em atividade, totalizando 92% das matrículas. A atuação das instituições públicas na EAD é bastante reduzida, com apenas quatro cursos em atividade pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil.

Author Biographies

Priscilla Ribeiro dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Sociologia/UFRGS

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Sociologia/UFRGS. É mestra em Ciência Política, bacharela e licenciada em Ciências Sociais pela mesma Universidade.

Lucas Riboli Besen, Programa de Pós-Graduação em Antropologia/UFRGS

É bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre e doutor em Antropologia Social pelo PPGAS/UFRGS, no qual é atualmente pós-doutorando voluntário.

Published

2021-06-04