Conscientização política e prática teórica no ensino de sociologia: um relato de experiência

Autores

  • Robson da Costa de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Jefferson Evânio da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Joanildo Albuquerque Burity Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2020.56.2.11

Resumo

Este artigo inicialmente tratará da importância dos Estudos Sócio-Filosóficos no contexto dos processos de ensino/aprendizagem do ensino médio, problematizando, a partir de uma discussão mais ampla sobre a institucionalização escolar, as questões epistemológicas e políticas envolvidas tanto no debate acerca da presença de disciplinas como Sociologia e Filosofia na educação básica quanto na discussão sobre a utilização de métodos e técnicas de ensino das teorias sociológicas entre os discentes da rede escolar. Tendo como referência as experiências relatadas (e desenvolvidas) no âmbito de uma disciplina de Teorias das Ciências Sociais oferecida por um Mestrado Profissional, na Cidade do Recife (PE), verificaremos, em seguida, como o ensino de sociologia, no contexto escolar, relaciona-se ao universo de pesquisa e de produção de conhecimento das Ciências Humanas, de maneira geral, e das Ciências Sociais, de maneira específica. Finalmente, traremos os elementos mais gerais acerca de uma problematização dos desafios instaurados pela recente flexibilização curricular no ensino médio, regulamentada pela Lei nº 13.415/2017.


Palavras-chave: Sociologia escolar; Pós-estruturalismo; Flexibilização curricular

Biografia do Autor

Robson da Costa de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP/ São Bernardo do Campo/ SP). Também possui graduação em Teologia pelo Centro Universitário Metodista Bennett (RJ) e mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP/ São Bernardo do Campo/ SP). Tem experiência em ensino, pesquisa e extensão, na educação básica e em nível de graduação (e de pós-graduação), atuando principalmente em: Ciências Sociais, Ciência(s) da Religião, Sociologia da Religião, Relações de Gênero e Teoria Sociológica.

Jefferson Evânio da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Mestre em Ciências Sociais pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Tem atuado principalmente nas seguintes áreas: currículo, livros didáticos, história da educação, ensino de história e de sociologia.

Joanildo Albuquerque Burity, Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)

Doutor em Ciência Política pela Universidade de Essex, Inglaterra. É pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj); professor, vice-coordenador nacional e ex-coordenador do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (Profsocio) na Fundaj; e professor dos programas de pós-Graduação em Sociologia e em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco. Entre seus temas principais de interesse estão religião e política e teoria social e política pós-estruturalista.

Downloads

Publicado

2020-11-05

Edição

Seção

Artigos