Antropologia como educação: um diálogo sobre experiências de ensino da antropologia em cursos de formação de professores e seus desafios
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2018.54.2.09Resumo
Inspirado nas reflexões de Tim Ingold sobre conhecimentos científicos e tradicionais (2000), sobre Antropologia como educação (2008a, 2008b) e nos percursos do dédalo e do labirinto (2015), este trabalho deseja dialogar sobre os lugares da antropologia na formação de professores no Brasil. Nosso objetivo é refletir sobre algumas características dos processos de ensino e aprendizagem em cursos de licenciaturas, dialogando com as limitações impostas pela concepção hermética da Educação traduzida na metáfora do dédalo, igualmente proposta por Ingold (2015). A análise ocorrerá a partir das experiências das autoras nesses contextos formativos e em pesquisas desenvolvidas no âmbito da Antropologia da Educação no Brasil. Jesus, com base em sua trajetória de formação para a docência, argumenta acerca da necessidade de pensar o ensino de antropologia a partir de uma reflexão sobre regimes de conhecimento. Brum reflete sobre a abertura de múltiplos caminhos educacionais propiciada pelo ensino de Antropologia na Universidade Federal de Santa Maria.
Palavras-chave: Educação, antropologia, licenciaturas, currículo, ensino superior, formação de professores.
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