Antropologia como educação: um diálogo sobre experiências de ensino da antropologia em cursos de formação de professores e seus desafios

Autores

  • Ceres Karam Brum UFSM
  • Suzana Cavalheiro de Jesus UNIPAMPA - RS

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2018.54.2.09

Resumo

Inspirado nas reflexões de Tim Ingold sobre conhecimentos científicos e tradicionais (2000), sobre Antropologia como educação (2008a, 2008b) e nos percursos do dédalo e do labirinto (2015), este trabalho deseja dialogar sobre os lugares da antropologia na formação de professores no Brasil. Nosso objetivo é refletir sobre algumas características dos processos de ensino e aprendizagem em cursos de licenciaturas, dialogando com as limitações impostas pela concepção hermética da Educação traduzida na metáfora do dédalo, igualmente proposta por Ingold (2015). A análise ocorrerá a partir das experiências das autoras nesses contextos formativos e em pesquisas desenvolvidas no âmbito da Antropologia da Educação no Brasil. Jesus, com base em sua trajetória de formação para a docência, argumenta acerca da necessidade de pensar o ensino de antropologia a partir de uma reflexão sobre regimes de conhecimento. Brum reflete sobre a abertura de múltiplos caminhos educacionais propiciada pelo ensino de Antropologia na Universidade Federal de Santa Maria.

Palavras-chave: Educação, antropologia, licenciaturas, currículo, ensino superior, formação de professores.

Biografia do Autor

Ceres Karam Brum, UFSM

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (1991), graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), mestrado em Integração Latino – Americana pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), com estágio acadêmico na École des Hautes Études en Sciences Sociales (2003-2004) e pós-douorado júnior em História Ibero-Americana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Em 2010 desenvolveu a pesquisa de pós-doutorado Maison du Brésil: um território Brasileiro em Paris na École Normale Superieur de Paris É professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, no Departamento de Ciências Sociais e no Mestrado em Ciências Sociais. Tem experiência de pesquisa na área de Antropologia e História, com ênfase em Antropologia da Educação e Antropologia Urbana. Atua principalmente nos seguintes temas: nação e região, mito, imaginário, representações, memória, educação, Missões Jesuítico-Guaranis e tradicionalismo gaúcho. É autora do livro Esta terra tem dono: representações do passado missioneiro no Rio Grande do Sul. Santa Maria: Editora da UFSM, 2006

Suzana Cavalheiro de Jesus, UNIPAMPA - RS

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui Graduação em Educação Especial, Graduação em Sociologia, Especialização em Gestão Educacional e Mestrado em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Dom Pedrito. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena e Antropologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias indígenas do conhecimento, educação escolar, educação do campo, infância e políticas públicas.

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Publicado

2018-09-28

Edição

Seção

Artigos