Apropriações tecnológicas em segmentos musicais periféricos: o caso do rock independente de Teresina

Autores

  • Thiago Meneses Alves Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2018.54.2.08

Resumo

O objetivo geral do artigo é analisar as implicações das mudanças recentes ocorridas na cultura da música em contextos musicais independentes, situados longe dos principais centros políticos, econômicos e mediáticos, a partir da pesquisa sobre um segmento de rock autoral existente em Teresina, capital do Piauí, que tem vindo a ganhar contornos cada vez mais sólidos nos últimos anos. Em termos mais específicos, busca-se discutir o papel das apropriações tecnológicas no incremento desse tipo de contexto artístico-musical. O argumento principal é que o rock independente de Teresina alcançou um estágio de relativa autonomia e especificidade, em grande medida, graças às oportunidades abertas pela disseminação das tecnologias de comunicação e informação, que têm permitido, entre outros avanços, a formatação de um corpo substancial de obras. Contudo, a permanência de velhos problemas, ligados, sobretudo, à sustentabilidade financeira dessas empreitadas, assim como o surgimento de novos obstáculos, relacionados principalmente com a visibilidade desse tipo de produção em um mercado cultural abundante e ultrassegmentado, configuram, ainda, alguns dos grandes desafios a serem superados.

Palavras-chave: cultura da música, novas tecnologias de comunicação e informação, rock independente, Piauí, Teresina.

Biografia do Autor

Thiago Meneses Alves, Universidade do Porto

Doutorando em Sociologia pela Universidade do Porto (Portugal) (2013-atualmente). Possui Mestrado em Comunicação e Cultura realizado na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ) (2011-2013) e graduação em Comunicação Social/ habilitação em Jornalismo realizado na Universidade Federal do Piauí (UFPI) (2004-2008). Possui trabalhos centrados na abordagem da música popular e inseridos nos domínios da Comunicação e da Sociologia. Possui experiência no mercado de comunicação do Piauí, tendo atuado nas áreas de webjornalismo e assessoria de imprensa (2007-2010). Além disso, atuou também no movimento cultural do Piauí, nomeadamente no âmbito da circulação e promoção de novos artistas (música) naquele estado (2012-2013).

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Publicado

2018-09-28

Edição

Seção

Artigos