Participação social no campo da cultura e disputas simbólicas nas políticas culturais para o circo em Fortaleza (CE)

Autores

  • Jocastra Holanda Bezerra Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • José Márcio Barros Professor dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da PUC Minas e em Cultura e Sociedade, pela UFBA. Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Cultural da FAP/UEMG e do Observatório da Diversidade Cultural.

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2016.52.1.04

Resumo

O artigo busca compreender a dinâmica da participação social no campo da cultura. Procura refletir acerca da pluralidade de identidades e autorrepresentações presente no segmento circense, percebendo como essas se articulam, integram-se ou não se conectam entre si na esfera da participação na política cultural do município de Fortaleza, Ceará. Para refletir sobre essas questões, analisamos os discursos e a participação de agentes do segmento circense em dois momentos: na construção da proposta da Escola Municipal de Circo e na elaboração do Plano Setorial de Circo do município.

Palavras-chave: circo, política cultural, participação social.

Biografia do Autor

Jocastra Holanda Bezerra, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (UECE - 2014). Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Faculdade Evolutivo (FACE - 2009). Participante do Grupo de Pesquisa em Políticas de Cultura e de Comunicação (CULT.COM), da Universidade Estadual do Ceará, coordenado pelo Prof. Dr. Alexandre Barbalho. Possui atuação na área de comunicação e cultura; com experiência em assessoria e planejamento de comunicação; educação em comunicação popular e alternativa; e no desenvolvimento de elaboração de projetos culturais. Áreas de interesse: comunicação popular, alternativa e comunitária; culturas populares; movimentos sociais e culturais populares; políticas públicas de comunicação e políticas culturais.

José Márcio Barros, Professor dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da PUC Minas e em Cultura e Sociedade, pela UFBA. Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Cultural da FAP/UEMG e do Observatório da Diversidade Cultural.

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Professor do Programa de Pós Graduação em Comunicação da PUC Minas, além de integrar o corpo docente do Curso de Comunicação Social. Professor da UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais, onde integra o corpo docente do Mestrado em Artes e coordena a Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Cultural. Professor convidado do Programa de Pós Graduação em Cultura e Sociedade da UFBa. Atua na área da Antropologia Urbana e da Comunicação, com ênfase nas temáticas da identidade cultural, política cultural, cidade e cultura, gestão cultural, diversidade cultural e processos de mediação. É autor dentre outros trabalhos, do livro Comunicação e Cultura nas avenidas de contorno, publicado pela Editora PUC Minas e organizador dos livros Diversidade Cultural da proteção à promoção, publicado pela Editora Autêntica, As mediações da Cultura, publicado pela Editora PUC Minas, Pensar e Agir com a cultura, publicado pelo ODC e Federalismo e políticas culturais no Brasil e Dimensões e Desafios Políticos para a Diversidade Cultural, ambos publicados pela EDUFBa. Coordena o GP Observatório da Diversidade Cultural, integra o Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - CULT, coordena o Programa Pensar e Agir com a Cultura e integra a Rede de Pesquisadores em Políticas Culturais.

Downloads

Publicado

2016-03-07

Edição

Seção

Seção Temática: Políticas culturais, paisagens e memórias