Do Meio à Classe Média: como a “nova classe média” e a “classe média tradicional” percebem sua posição social?

Autores

  • André Salata PUCRS
  • Celi Scalon UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.3.14

Resumo

O trabalho procura trazer novos elementos para o atual debate a respeito da classe média no Brasil, tomando como objeto de estudo as identidades de classe e percepções sobre a classe média no país. Nos últimos anos, um enorme contingente de indivíduos e famílias alcançaram níveis intermediários de renda e entraram para a camada mediana da população. Temos como objetivo analisar as percepções destes indivíduos sobre sua posição social, buscando estabelecer uma comparação com as percepções presentes entre os indivíduos da chamada “classe média tradicional”. Para tanto, trabalhamos com dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. As análises mostram que os indivíduos de perfil socioeconômico intermediário não parecem ser aqueles que mais tipicamente se identificam como classe média; foi apenas entre os entrevistados da “classe média tradicional” que pudemos verificar uma identificação mais clara e evidente com esta classe. Tais resultados evidenciam algumas das limitações do conceito de ‘nova classe média’ atualmente aplicado ao Brasil.

Palavras-chave: classe média, identidades de classe, estratificação social, desigualdades sociais, classificações sociais.

Biografia do Autor

André Salata, PUCRS

Professor adjunto do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da PUCRS. Possui mestrado e doutorado em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante o doutorado foi "Academic Visitor" por um ano na University of Oxford, UK (2012-2013), com bolsa do CNPq. Trabalhou como assistente de pesquisa do INCT Observatório das Metrópoles. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Estratificação Social e Desigualdades, atuando principalmente com metodologia quantitativa. Nos últimos anos tem estudado a chamada Nova Classe Média Brasileira.

Celi Scalon, UFRJ

Professora titular da UFRJ, coordenadora da área de Sociologia e Ciências Sociais na CAPES, membro do comitê executivo da International Sociological Association (ISA). No período 2009-2011 foi presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia e entre 2007-2009 secretária-geral desta mesma associação. Tem doutorado em Sociologia pelo IUPERJ e suas áreas de pesquisa são: Desigualdade e Estratificação, com foco em classes sociais, renda, políticas públicas e metodologia de pesquisa. É, ainda, membro do corpo editorial da revista Sociologies in Dialogue, secretary-treasurer do RC07 (Futures Research) da ISA, membro do international board da revista Research on Social Stratification and Mobility (RSSM/RC28). 

Downloads

Publicado

2015-11-03