A pesquisa como princípio pedagógico no ensino de Sociologia: uma análise a partir dos livros selecionados no PNLD 2015
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.3.05Resumo
O debate acadêmico acerca do ensino de Sociologia tem sido continuamente fomentado especialmente a partir de 2008, quando a disciplina regressa ao currículo escolar em nível nacional. Todavia, novos elementos têm emergido, o que tem pautado novos temas de pesquisa; dentre estes, destacam-se a produção e circulação de livros didáticos, considerando-se principalmente a introdução da Sociologia no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) a partir de 2012. Enquanto no primeiro edital dois livros foram selecionados, no segundo para o ano de 2015 houve a seleção de seis, o que reflete o incremento na produção e aprimoramento desses artefatos culturais. Neste trabalho realizaremos uma contextualização sobre o livro didático de Sociologia, bem como sua introdução no PNLD, para então examinar como a pesquisa está presente nas atividades dos livros de Sociologia selecionados para o PNLD 2015, considerando que a pesquisa aqui é compreendida como um princípio pedagógico para o ensino de Sociologia de acordo com as Orientações Curriculares Nacionais (2006), o que é profundamente relevante tendo em vista a centralidade que o livro didático ocupa na prática dos professores da Educação Básica. Para uma melhor análise dessa questão, classificamos as propostas de pesquisa em dois tipos: a pesquisa metodológica e a pesquisa informativa, e ao final observamos a persistência dessa última, de caráter mais superficial, ainda que haja um amplo reconhecimento da relevância de se considerar a pesquisa como princípio pedagógico, bem como um incremento qualitativo dessa questão nos livros aprovados, de tal modo que podemos considerar que este é um fenômeno em processo de consolidação.
Palavras-chave: ensino de Sociologia, livro didático de sociologia, pesquisa e ensino.
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