Muito além da mestiçagem: anti-racismo e diversidade cultural nos governos Lula
DOI:
https://doi.org/10.4013/693Resumo
O artigo estuda o padrão de relacionamento dos governos Lula com as populações indígenas e afrodescendentes, considerando dois horizontes de análise: a inserção do período Lula nas fases de constituição da nação brasileira e seu papel para a concretização dos novos direitos estabelecidos pela constituição de 1988. Do ponto de vista da história ideológica, o artigo sustenta que Lula representa uma clara ruptura com o discurso da mestiçagem. Politicamente, observa-se, durante os governos Lula, um esforço de implementação dos direitos constitucionais à igualdade e à diversidade cultural. Não obstante, os avanços no campo antirracista são muito mais claros que no campo da proteção ao direito indígena. Frequentemente, a política indígena, sobretudo os direitos territoriais, chocou-se com interesses políticos e econômicos abrigados no governo e na base de apoio parlamentar, impondo o recuo de Lula.Palavras-chave: anti-racismo, diversidade cultural, política brasileira.
Downloads
Publicado
2010-12-21
Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.