Considerações sociológicas sobre religião em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2022.58.2.06Palavras-chave:
Cristianismo, Islâmico, Religião Tradicional Africana, AmetramoResumo
A sociedade moçambicana é fundamentada na diversidade religiosa a ponto de ser classificada como uma sociedade multirreligiosa. O presente artigo aborda a religião em Moçambique com o objetivo de apresentar panoramicamente os três períodos históricos da implantação das três religiões com maior contingente. Intenciona-se explicar aspectos relevantes do contexto sociorreligioso no processo da formação da nação e da sociedade moçambicana. São apresentados aspectos sociais referentes às três grandes matrizes religiosas vigentes no país: a religião cristã, a islâmica e a tradicional africana (RTA). Para tal, questiona-se como essas matrizes religiosas têm contribuído na formação da
sociedade moçambicana. Trata-se, metodologicamente, de uma pesquisa bibliográfica e documental, utilizando análise processual e hermenêutica histórica juntamente com embasamento teórico da sociologia da religião, numa perspectiva analítica do conhecimento emancipatório. Como resultados pode-se afirmar que as religiões são fundamentais no que concerne à apuração dos alicerces ou gêneses religiosas que se destacam na formação cultural, humanização, socialização dos moçambicanos, meio de interação entre indivíduos e a sociedade e no desenvolvimento da religiosidade dos moçambicanos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.