Considerações sociológicas sobre religião em Moçambique

Autores

  • Ilídio Fernando Universidade Estadual de Londrinha - UEL
  • Fabio Lanza Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Luis Gustavo Patrocino Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2022.58.2.06

Palavras-chave:

Cristianismo, Islâmico, Religião Tradicional Africana, Ametramo

Resumo

A sociedade moçambicana é fundamentada na diversidade religiosa a ponto de ser classificada como uma sociedade multirreligiosa. O presente artigo aborda a religião em Moçambique com o objetivo de apresentar panoramicamente os três períodos históricos da implantação das três religiões com maior contingente. Intenciona-se explicar aspectos relevantes do contexto sociorreligioso no processo da formação da nação e da sociedade moçambicana. São apresentados aspectos sociais referentes às três grandes matrizes religiosas vigentes no país: a religião cristã, a islâmica e a tradicional africana (RTA). Para tal, questiona-se como essas matrizes religiosas têm contribuído na formação da
sociedade moçambicana. Trata-se, metodologicamente, de uma pesquisa bibliográfica e documental, utilizando análise processual e hermenêutica histórica juntamente com embasamento teórico da sociologia da religião, numa perspectiva analítica do conhecimento emancipatório. Como resultados pode-se afirmar que as religiões são fundamentais no que concerne à apuração dos alicerces ou gêneses religiosas que se destacam na formação cultural, humanização, socialização dos moçambicanos, meio de interação entre indivíduos e a sociedade e no desenvolvimento da religiosidade dos moçambicanos.

Biografia do Autor

Ilídio Fernando, Universidade Estadual de Londrinha - UEL

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bacharel/Licenciado em Ciências Sociais pela UEL. Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Sul-Americana (FTSA). Graduação no curso superior em Gestão de Recursos Humanos pela Unicesumar. Atua como pesquisador no Laboratório de Estudos de Religião sobre as Religiões e Religiosidades (LERR) da UEL e do Projeto de extensão Práxis/UEL. Bolsista CAPES.

Fabio Lanza, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professor Associado no Departamento de Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (M e D), do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional de Ensino de Sociologia vinculados à Universidade Estadual de Londrina (UEL). Coordenador do Laboratório de Estudos sobre as Religiões e Religiosidades da UEL e do Práxis Itinerante (PROEX UEL).

Luis Gustavo Patrocino, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutorando em Ciências Sociais (UNESP/Marília), Mestre em Ciências Sociais, Especialista em Estatística com Ênfase em Pesquisa Quantitativa e Licenciado/Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica do Brasil. Atua como pesquisador no Laboratório de Estudos de Religião e Religiosidade (LERR) da Universidade Estadual de Londrina e do Projeto de extensão Práxis/UEL.

Downloads

Publicado

2023-02-17

Edição

Seção

Artigos