De dentro do perfume: particularidades etnográficas sobre o desenvolvimento de sensibilidade entre conhecedores de perfumaria de luxo
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2023.59.1.04Palavras-chave:
conhecedor, sensorialidade, internet, perfumaria de luxoResumo
Esta proposta sugere uma breve reflexão sobre a construção socioantropológica da formação da percepção e do gosto em conhecedores de uma perfumaria de luxo diferenciada. Através de seus depoimentos, busca-se entender as evidências de um processo de educação sensorial gradual, por meio da experiência com os perfumes. A partir de uma espécie de savoir-faire, em que cada conhecedor constrói com seu devido suporte estético, representa-se uma trajetória que caminha para o aprimoramento da apreciação e do gosto e é aqui apresentado com a ajuda da “alusão” à fenomenologia e a semiótica, já que trata de sensibilidade e percepção construída em partes. Ao atrelar o olhar sobre as coisas, os comportamentos e as linguagens, este é o recorte de um trabalho etnográfico virtual que busca realizar uma Antropologia com os sentidos, descrevendo e analisando impressões e possíveis classificações por meio do convite à visitação de ideias de diversos autores e suas teorizações a cerca dos atravessamentos de uma grande temática. Interpretando as relações e os laços culturalmente construídos em grupos de colecionadores de perfumaria de luxo e suas práticas sensíveis, vislumbra-se encontrar processos educativo relacionados aos sentidos mais íntimos e particulares e quase filosóficos entre o corpo e o espírito, os quais podem, de alguma forma, reinventar sensibilidades humanas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.