Habitus docente em Sociologia: elementos pertinentes da leitura sociológica

Autores

  • Marcelo Cigales Universidade de Brasília
  • Luca Fonseca Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2022.58.2.03

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Habitus, Formação de professores

Resumo

O artigo teve por objetivo compreender as práticas e os desafios docentes em Sociologia a partir de um questionário online, respondido por 27 professores de Sociologia da educação básica do Distrito Federal. O referencial teórico utilizou o conceito de habitus de Pierre Bourdieu para questionar se haveria um conjunto de práticas e representações incorporadas por meio dos cursos de licenciatura em Ciências Sociais, visíveis a partir da prática pedagógica após o ingresso no mercado de trabalho. Foi possível destacar características que evidenciam um habitus docente em Sociologia conectado a uma estrutura do bacharelado na área por meio da análise de quatro elementos: a) características socioprofissionais; b) percepção sobre a formação; c) práticas pedagógicas; e, d) desafios docentes. Temos por hipótese de que os cursos de licenciatura ainda são pouco autônomos o que dificulta a criação de regras simbólicas de legitimação de um habitus docente em Sociologia construído a partir das suas estruturas.

Biografia do Autor

Marcelo Cigales, Universidade de Brasília

Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade de Brasília. Líder do Grupo de Pesquisa “Laboratório de Ensino de Sociologia Lélia Gonzalez”.

Luca Fonseca, Universidade de Brasília

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília.

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Publicado

2023-02-17

Edição

Seção

Artigos