Habitus docente em Sociologia: elementos pertinentes da leitura sociológica
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2022.58.2.03Palavras-chave:
Ensino de Sociologia, Habitus, Formação de professoresResumo
O artigo teve por objetivo compreender as práticas e os desafios docentes em Sociologia a partir de um questionário online, respondido por 27 professores de Sociologia da educação básica do Distrito Federal. O referencial teórico utilizou o conceito de habitus de Pierre Bourdieu para questionar se haveria um conjunto de práticas e representações incorporadas por meio dos cursos de licenciatura em Ciências Sociais, visíveis a partir da prática pedagógica após o ingresso no mercado de trabalho. Foi possível destacar características que evidenciam um habitus docente em Sociologia conectado a uma estrutura do bacharelado na área por meio da análise de quatro elementos: a) características socioprofissionais; b) percepção sobre a formação; c) práticas pedagógicas; e, d) desafios docentes. Temos por hipótese de que os cursos de licenciatura ainda são pouco autônomos o que dificulta a criação de regras simbólicas de legitimação de um habitus docente em Sociologia construído a partir das suas estruturas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.