Ciências Humanas e Sociais aplicadas na educação básica: neoliberalismo, multiculturalismo e outros diálogos (im)possíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2022.58.2.02

Palavras-chave:

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Currículo, Educação básica, Neoliberalismo, Multiculturalismo liberal

Resumo

Levando em consideração as recentes alterações no texto curricular da Educação Básica brasileira, bem como seus impactos na produção dos discursos presentes nos livros didáticos que integram as coleções de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, discutem-se as lógicas que organizam os modos contemporâneos de subjetivação política, na interseção entre duas formações discursivas distintas (neoliberalismo e multiculturalismo). Partindo de uma análise realizada em 4 (quatro) manuais didáticos contemporâneos, em diálogo com aportes da Teoria do Discurso pós-estruturalista e elementos da análise do discurso foucaultiana, o texto discute processos de equivalência e de diferenciação entre aquelas formações discursivas, visando demonstrar o modo pelo qual o discurso neoliberal pretende instrumentalizar a gramática das Ciências Sociais e do multiculturalismo para constituir uma forma de subjetividade política marcada pelo desejo de “reconciliação simbólica”, sob os signos da “troca”, da “mistura” e da “hibridização” de formas de ser e estar no mundo.

Biografia do Autor

Jefferson Evânio da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestre em Ciências Sociais pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Também é membro do Laboratório de Estudos de Religião e Política (Laberp/Fundaj/UFPE) e pesquisador colaborador do Núcleo de História e Linguagens Contemporâneas, da Universidade Estadual da Paraíba (Nuhlc/ UEPB). Seus temas de pesquisa são: Ensino de Sociologia, literatura didática, identidades e subjetivação política.

Robson da Costa de Souza, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Atualmente é professor de Sociologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE/ Campus Ouricuri), membro do Grupo de Pesquisas Sertão Filosófico (IFSertãoPE) e coordenador do projeto “Ciências Humanas e Sociais Aplicadas na Educação Básica: uma Análise dos Livros Didáticos” (IFSertãoPE). Tem experiência em ensino e pesquisa, no Ensino Médio e em nível de graduação (e de pós- graduação), atuando principalmente em: Ciências Sociais, Ciência(s) da Religião, Sociologia da Religião, Relações de Gênero e Teoria Sociológica.

Joanildo Burity, Fundação Joaquim Nabuco

Doutor em Ciência Política pela Universidade de Essex, Inglaterra. É pesquisador titular da Coordenação de Estudos de Cultura, Identidade e Memória e professor do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (Profsocio) da Fundação Joaquim Nabuco e professor dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Entre seus temas principais de interesse estão religião e política e teoria social e política pós-estruturalista.

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Publicado

2023-02-17

Edição

Seção

Artigos