A descentralização participativa: entre as fronteiras da sociedade civil e a sociedade política
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2023.59.2.03Palavras-chave:
Democracia participativa; partidos políticos, políticas públicasResumo
O presente artigo analisa as inter-relações existentes entre um partido de massas, de intensa participação voluntária de ativistas - a Frente Ampla uruguaia – e as instituições participativas da cidade de Montevidéu, os Conselhos de Vizinhança (CVs). Os quais, na capital uruguaia, na década de 1990, foram novos canais de participação democrática. Eleitos pelos moradores locais, os CVs, têm por objetivo ser canais de demandas dos bairros, participar na elaboração do orçamento e definir prioridade de investimento público. Muitos dos novos cidadãos participantes dos CVs estão vinculadas à FA, eles participam semanalmente nos bairros em Comitês de Bases partidárias, formando redes estreitas de interconexões entre a sociedade civil e a sociedade política. A partir das permeáveis fronteiras políticas e sociais, e das particularidades do sistema político uruguaio problematiza-se as dinâmicas estabelecidas entre a FA e as novas Instituições Participativas da sociedade civil. Para estas finalidades analíticas utilizamos fontes secundárias e fontes primárias, entrevistas realizadas na cidade de Montevidéu com conselheiros da Descentralização Participativa.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-12-15 (3)
- 2023-12-14 (2)
- 2023-12-13 (1)
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.