Eficácia do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Taquara/RS na formulação e controle das políticas públicas infantojuvenis
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2022.58.1.05Palavras-chave:
Conselhos gestores, Criança e adolescente, Eficácia, Formulação e controle de política pública, Articulação em redeResumo
O presente artigo tem como tema os papéis desempenhados pelos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente. Sua finalidade é identificar o grau de eficácia desse espaço democrático (COMDICA) no município de Taquara/RS. Buscou-se compreender suas carências e potencialidades no desempenho de suas funções: formulação e controle da política infantojuvenil, a partir das respostas coletadas em entrevistas semiestruturadas e a análise de atas de reuniões do colegiado, compreendendo o período entre 2017 e 2019. Para responder às questões norteadoras inicialmente propostas, foi necessário a elaboração de uma metodologia com abordagem qualitativa. Como resultado principal, apurou-se que uma eficácia do COMDICA é bastante limitada. Tal constatação vai ao encontro das respostas às questões norteadoras da pesquisa. A principal delas foi a que o COMDICA de Taquara não possui ferramentas que o condicionem a formular a política infantojuvenil de forma satisfatória, necessitando ser mais bem articulado politicamente para que seja reconhecido como órgão central dessa política pública.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.