Deputados estaduais em tempos de competição eleitoral: trajetórias e recursos (Ceará, 1945-1964)
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2021.57.2.01Palavras-chave:
Competição Eleitoral, Poder Legislativo, Trajetória, CearáResumo
O objetivo deste artigo é analisar os recursos mobilizados pelos deputados eleitos nas cinco disputas para a Assembleia Estadual do Ceará ocorridas no período democrático de 1945 a 1964. A hipótese é que estes agentes detinham multinotabilidade e trunfos diversificados reconvertidos na carreira política tornando-os competitivos. A pesquisa apoiou-se em dados quantitativos sobre os resultados das eleições e em base de dados biográficos utilizada na análise sociográfica da trajetória dos agentes. Concluiu-se que o sucesso dos agentes analisados não se deveu ao fato de deterem multiposicionalidade e multinotabilidade mas devido a recursos comuns à lógica da reprodução direta, ou seja, os econômicos, políticos e sociais herdados da família.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.