Etnografia com crianças: aprendendo a ser uma adulta singular
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2022.58.1.01Palavras-chave:
Criança, Infância, Comunicação, Etnografia, Educação infantilResumo
Este artigo apresenta parte da pesquisa de doutorado realizada em uma unidade de Educação Infantil em Santos, no Estado de São Paulo. O estudo baseou-se no método etnográfico e teve como objetivo pensar as crianças a partir delas mesmas ao investigar os significados de suas formas de comunicação. O artigo centrou-se na análise desse processo de construção de uma relação incomum com as crianças propiciado pelo encontro etnográfico. Ao se aventurar nesta pesquisa pela etnografia com crianças, a pesquisadora enfrentou desafios, mas pôde acessar outras dimensões do tema, ampliando seu repertório e visão de mundo. E essa experiência só foi possível devido à adulta inusitada a que ela se permitiu tornar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.