Etnografia com crianças: aprendendo a ser uma adulta singular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2022.58.1.01

Palavras-chave:

Criança, Infância, Comunicação, Etnografia, Educação infantil

Resumo

Este artigo apresenta parte da pesquisa de doutorado realizada em uma unidade de Educação Infantil em Santos, no Estado de São Paulo. O estudo baseou-se no método etnográfico e teve como objetivo pensar as crianças a partir delas mesmas ao investigar os significados de suas formas de comunicação. O artigo centrou-se na análise desse processo de construção de uma relação incomum com as crianças propiciado pelo encontro etnográfico. Ao se aventurar nesta pesquisa pela etnografia com crianças, a pesquisadora enfrentou desafios, mas pôde acessar outras dimensões do tema, ampliando seu repertório e visão de mundo. E essa experiência só foi possível devido à adulta inusitada a que ela se permitiu tornar.

Biografia do Autor

Simone Carvalho de Oliveira, Universidade Federal de São Paulo

Fonoaudióloga, doutora pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo e pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar Ciências Humanas, Sociais e Saúde (LICHSS).

Eunice Nakamura, Universidade Federal de São Paulo

Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo e Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar Ciências Humanas, Sociais e Saúde (LICHSS).

Downloads

Publicado

2022-08-16

Edição

Seção

Artigos