“Somos gente” – Uma discussão sobre as concepções de cidadania apresentadas pelos representantes populares durante a Assembleia Nacional Constituinte
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2021.57.1.12Palavras-chave:
Redemocratização, Cidadania, Movimentos sociaisResumo
O objetivo do trabalho é abordar a participação popular durante a Assembleia Nacional Constituinte (ANC) brasileira de 1987-1988. Para tanto, escolhemos tratar da participação das representações populares e movimentos sociais durante as Audiências Públicas da ANC, através da análise das falas proferidas em plenário por estes atores. Deseja-se investigar os sentidos que os atores atribuem ao conceito de cidadania, bem como as possíveis inovações no significado desta concepção. Assim, pretende-se construir um quadro geral que revele o pensamento político do campo popular no contexto do restabelecimento da democracia no Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.