As casas do Brasil na Europa

Autores

  • Ceres Karam Brum UFSM

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2021.57.3.04

Palavras-chave:

educação, casa, imigração, etnografia

Resumo

O nome Casa do Brasil remete às residências estudantis que foram construídas na década de 1950-60, objetivando fomentar a formação educacional internacional dos pesquisadores brasileiros. Essas casas se constituem em monumentos responsáveis pela disseminação de uma imagem modernista do Brasil na Europa. Seus principais expoentes são a Maison du Brésil de Paris e a Casa do Brasil de Madri. Por seu turno, o nome “Casa do Brasil”, desde a década de 1990, vem sendo utilizado para nomear associações que apoiam imigrantes brasileiros na Europa como demonstram as Casas do Brasil de Londres, Lisboa e Munique. Este trabalho deseja refletir sobre essas casas como “territórios educacionais brasileiros” na Europa a partir de um percurso que articula os desafios da realização de um trabalho de pesquisa histórico e etnográfico, cotejando as relações entre antropologia, etnografia e educação.

Biografia do Autor

Ceres Karam Brum, UFSM

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (1991), graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), mestrado em Integração Latino – Americana pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), com estágio acadêmico na École des Hautes Études en Sciences Sociales (2003-2004) e pós-douorado júnior em História Ibero-Americana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Em 2010 desenvolveu a pesquisa de pós-doutorado Maison du Brésil: um território Brasileiro em Paris na École Normale Superieur de Paris É professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, no Departamento de Ciências Sociais e no Mestrado em Ciências Sociais. Tem experiência de pesquisa na área de Antropologia e História, com ênfase em Antropologia da Educação e Antropologia Urbana. Atua principalmente nos seguintes temas: nação e região, mito, imaginário, representações, memória, educação, Missões Jesuítico-Guaranis e tradicionalismo gaúcho. É autora do livro Esta terra tem dono: representações do passado missioneiro no Rio Grande do Sul. Santa Maria: Editora da UFSM, 2006

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Publicado

2022-03-25