Educação a distância e formação de professores de Sociologia: cenários e desafios
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2021.57.1.06Palavras-chave:
educação a distância, formação de professores, Sociologia no Ensino Médio, Ensino SuperiorResumo
Este artigo tem por objetivo analisar o panorama de expansão da formação docente em Ciências Sociais e Sociologia na modalidade a distância no Brasil. Na interface dos estudos sobre o ensino superior com a literatura especializada sobre a formação docente nas Ciências Sociais, argumentamos que os fatores que contribuíram para a expansão de licenciaturas a distância em Ciências Sociais e Sociologia vão além do retorno de sua obrigatoriedade no currículo escolar e remetem ao crescimento da atuação de grupos educacionais privados com fins lucrativos, à flexibilização da legislação para o ensino a distância, aos efeitos da crise econômica e à tentativa por parte do Governo Federal em diversificar e interiorizar a oferta de ensino superior nas duas últimas décadas. Com base na revisão bibliográfica e na análise dos dados provenientes do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior, verificamos que a dinâmica de adesão ao ensino à distância varia de acordo com a área de licenciatura. Nas Ciências Sociais e Sociologia, as instituições de ensino superior privadas respondem por 42 licenciaturas em atividade, totalizando 92% das matrículas. A atuação das instituições públicas na EAD é bastante reduzida, com apenas quatro cursos em atividade pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.