Trabalho cultural no Recôncavo da Bahia: uma abordagem a partir da organização das classes criativas

Autores

  • Mariella Pitombo Professora Adjunta do Centro Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CECULT/UFRB).
  • Frederico Barbosa Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), professor do Centro Universitário de Brasília (UniCeub).
  • Amanda Botelho Graduanda no Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT/UFRB). Foi bolsista PIBIC/UFRB/FAPESB.

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2019.55.3.02

Resumo

O Recôncavo da Bahia possui uma pujança cultural fortemente ancorada nas heranças africanas. Ainda que a região tenha sido insidiosamente estruturada num regime escravocrata, tal constituição histórica resultou em um diversificado panorama de expressões culturais que muito contribuiu para a formação da identidade cultural do Estado. Amparado no conceito de desenvolvimento cultural, o artigo apresenta indicadores socioeconômicos sobre a configuração do mercado de trabalho criativo do Recôncavo com o intuito de apontar a sua participação na dinamicidade econômica da região. Realiza tal análise tomando como eixo norteador o conceito de classes criativas de Richard Florida, cuja tipologia de classes orienta a construção dos indicadores que adotamos para analisar o mercado de trabalho da região. Pelos métodos de interpretação empregados no presente estudo, chega-se à conclusão de que o Recôncavo possui dinamicidade criativa considerável, pois atinge cerca de 10% do mercado de trabalho global dos municípios selecionados. No entanto, reconhece-se os limites dos indicadores agregados, pois os mesmos obliteram processos mais complexos das dinâmicas do mercado de trabalho que marcam as transformações das sociedades pós-industriais. Ademais, os indicadores possuem restrições, pois não capturam as atividades amadoras ou não-formais – traço marcante da dinâmica cultural do Recôncavo, fortemente configurada pelas expressões da cultura popular. Nesse sentido, a dinamicidade econômica mobilizada pela produção cultural na região pode ser ainda mais significativa do que os dados revelam, tendo em vista os limites dos métodos quantitativos.

 

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Publicado

2020-02-13

Edição

Seção

Dossiê: A sociologia econômica e os novos temas globais