Reflexões críticas em torno de Rubén Darío: relendo as interpretações de José Enrique Rodó e de Manuel Gondra

Autores

  • Elisângela da Silva Santos Universidade Federal de Goiás/Jataí

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2019.55.2.13

Resumo

Este artigo tem como objetivo retomar duas críticas tecidas à obra Prosas profanas y otros poemas, do poeta nicaraguense Rubén Darío (1867-1916), críticas que foram escritas por Manuel Gondra (1871-1927) e por José Enrique Rodó (1871-1917). Ambas as análises, publicadas no final do Século XIX, questionaram a ausência de temas próprios da América nesta produção de Darío, reconhecido como o poeta de maior destaque do momento. Rubén Darío, José Enrique Rodó e Manuel Gondra, serão lidos como autores que ajudaram na inserção de expressões literárias e culturais dos seus países, a partir do movimento modernista hispano-americano, buscaram caminhos narrativos, culturais e artísticos, em meio ao processo de consolidação de seus Estados-Nação. A concepção de literatura trazida pelos críticos, em relação a Darío, pode ser vista como constitutiva do processo social e cultural, que formulava projetos sociais mais amplos. Nesse sentido, observamos que a retórica latino-americanista estava em busca de um modelo estético que elegia, resguardava e forjava os materiais da nossa identidade.

 

Biografia do Autor

Elisângela da Silva Santos, Universidade Federal de Goiás/Jataí

Professora de Sociologia e Fundamentos da Universidade Federal de Goiás, Doutora em Ciências Sociais pela Unesp/Marília.

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Publicado

2019-11-09

Edição

Seção

Seção Temática: Intelectuais, nações e regionalismos