O constructo economia plural nos estudos relacionados com a economia solidária: revisão sistemática no período 2000-2016

Autores

  • Suzana Melissa de Moura Mafra da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Washington José de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ana Paula Borba Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2018.54.3.04

Resumo

Trata-se de resultado de pesquisa de natureza qualitativa, realizada sob a forma de revisão sistemática da literatura na produção acadêmica em economia plural, tendo como referência o uso do construto economia plural em textos científicos nacionais e internacionais disponíveis no Portal de Periódicos Capes. A revisão contemplou o período de 2000 (ano do registro da primeira produção acadêmica) a 2016. A busca gerou 112 ocorrências quando utilizados os termos “Economia Plural”; “Plural Economy”; “Economia Solidária”; “Solidary Economy”; e “Outra Economia”. Para o tratamento das informações coletadas, foram aplicados os seguintes critérios de inclusão e exclusão – artigos publicados no período de 2000 a 2016, originais e publicados em periódicos (avaliação por pares) e estudos que relacionam simultaneamente as temáticas economia plural e economia solidária –, resultando em 19 artigos para posterior análise. Ficou evidente a recorrência de uma visão de multidimensionalidade atribuída ao construto economia plural, quando empregado em estudos no âmbito da economia solidária, que ultrapassa o domínio da Economia, aproximando-se da Filosofia e da Ciência Política, quando interpretado, respectivamente, sob os vieses da racionalidade substantiva e de novas configurações institucionais.

Palavras-chave: economia plural, economia solidária, outra economia.

Biografia do Autor

Suzana Melissa de Moura Mafra da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Administração (PPGA-UFRN). Doutoranda em Administração (PPGA-UFRN). Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Washington José de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Administração, Doutor em Educação, com Pós-Doutorado pela University of Birmingham e Estágio Senior na University of London, é Coordenador da Organização de Aprendizagem e Saberes em Iniciativas Solidárias e Estudos sobre o Terceiro Setor (OASIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Bolsista de Produtividade DT/CNPq.

Ana Paula Borba Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Planejamento Estratégico em Comunicação pela Universidade Potiguar. Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua no cargo técnico-administrativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Parnamirim.

Downloads

Publicado

2018-12-30