Sociologia Digital: apontamentos teórico-metodológicos para uma analítica das mídias digitais

Autores

  • Felipe Padilha Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (PPGS-UFSCar).
  • Lara Facioli Pós-Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (PPGS-UFSCar).

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2018.54.3.03

Resumo

O artigo apresenta um conjunto de proposições teórico-metodológicas formulado no campo da Sociologia Digital para tratar das relações digitalmente mediadas. O texto é um estímulo ao debate entre pesquisadores e pesquisadoras das mais variadas áreas de produção de conhecimento que refletem o advento e a consolidação das tecnologias digitais do ponto de vista de sua modelagem social. Dessa forma, trata-se de uma retomada das questões históricas, sociais e econômicas que fundam as relações digitalmente mediadas e que apontam desafios para a pesquisa social contemporânea. O artigo está estruturado em três partes, nas quais tratamos de momentos específico das tecnologias e das ferramentas analíticas desenvolvidas para pensá-las. Inicialmente, traçamos um panorama histórico do surgimento das mídias digitais, em seguida, apresentamos as características da conexão em rede e as implicações das relações e interações digitalmente mediadas para a pesquisa social. O artigo procura evidenciar como, desde que chegou ao mercado, a web – ou a interface comercial da internet – ganhou novos recursos que permitiram o desenvolvimento de novas funcionalidades que se refletem no tratamento dado ao tema. Por fim, tratamos dos debates contemporâneos da Sociologia Digital, apresentando as especificidades e os atuais desafios que se colocam a esse campo de estudos.

Palavras-chave: mídias digitais, internet, serviços de redes sociais, sociologia digital.

Biografia do Autor

Felipe Padilha, Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (PPGS-UFSCar).

Doutorando e Mestre (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (PPGS-UFSCar), na linha de pesquisa Cultura, Diferenças e Desigualdades. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (2011). Tem experiência nas áreas de Sociologia e Antropologia e pesquisa os seguintes temas: sociologia digital, tecnologias da informação e da comunicação (TICs), mídias digitais, internet, serviços comerciais de busca de parceiros, gênero e sexualidade, cultura e diferenças, estudos queer, estudos culturais, etnografia e etnografia digital. É pesquisador associado ao Núcleo de Estudos em Ambiente, Cultura e Tecnologia (NAMCULT) e integra o Quereres - Núcleo de Pesquisa em Diferenças, Gênero e Sexualidade, junto ao qual desenvolve sua pesquisa de doutorado visando compreender os usos das mídias digitais e as práticas de busca por relacionamentos no interior de São Paulo, com bolsa CNPq. Integra o comitê editorial da Áskesis - Revista dxs Discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar (www.revistaaskesis.ufscar.br). Contato: felipeapa@yahoo.com.br

Lara Facioli, Pós-Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (PPGS-UFSCar).

Graduada e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, bolsista de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq) de 2008 a 2011 com participação nos projetos Tecnologias Reprodutivas: maternidade e paternidade em transição (Fevereiro de 2007- Julho de 2009) e Estudos de Gênero e Feministas no Brasil: implicações científicas e sócio-políticas (Julho de 2009 - Março de 2011), ambos sob orientação da professora titular Lucila Scavone. Neste mesmo período foi integrante do Grupo de Pesquisa Gênero e Cidadania (CNPq/Unesp). Concluiu o mestrado na Universidade Federal de São Carlos na linha de pesquisa Cultura, Diferenças e Desigualdades sob orientação do professor Richard Miskolci. O título da dissertação, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) é: Conectadas: uma análise de práticas de ajuda mútua feminina na era das Mídias Digitais. É doutora também pela UFSCar onde estudou o uso das mídias digitais pelas mulheres das classes populares brasileiras. Sua tese recebeu o título Mídias Digitais e Horizontes de Aspiração:um estudo sobre a comunicação em rede entre mulheres das classes populares brasileiras. Seus temas de pesquisa, atuação e interesse são: gênero, sexualidade, subjetividades, diferenças, mídias digitais, educação, educação e diferenças. Atualmente realiza Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e é integrante do Grupo de Pesquisa Gênero, Direitos Humanos e Políticas Públicas (CNPq). Também coordena, em parceria, o SPG Diários de campo digitais: relatos de pesquisa na/da Internet no evento anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)

Downloads

Publicado

2018-12-30