Imigrantes e desenvolvimento econômico nos espaços de origem. A imigração e o retorno de brasileiros da Itália
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2018.54.3.01Resumo
O estudo analisa aspectos da imigração brasileira na Itália, processos de retorno, de reemigração e de desenvolvimento. A questão central do artigo gira em torno das remessas financeiras e seus investimentos nos locais de origem dos fluxos; constatou-se que elas não são promotoras de processos sustentáveis de desenvolvimento econômico, e, sim, produzem bem-estar social e econômico para as famílias que as recebem, produzindo, inclusive, profundas diferenciações entre as que estão envolvidas e as que não estão acabando por ser promotoras de novos fluxos de saída. Pesquisou-se em alguns municípios do Sul do Brasil onde há maior fluxo de saída de emigrantes brasileiros para a Itália e Áustria, bem como em algumas províncias da Itália onde há maior presença de imigrantes brasileiros. Viu-se que não há processos de mediação, de assessorias, de crédito, de conhecimento mais elaborado nos locais de origem para utilizar esse recurso financeiro na promoção do desenvolvimento local/regional. Com isso, a intenção dos países receptores de imigrantes em tentar viabilizar, via remessas, a redução da emigração, acaba produzindo um efeito contrário.
Palavras-chave: imigração, remessas financeiras, desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.