“Fora do Eixo: Estado ou mercado?” Modos de mediação entre produção cultural, política e mercado no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2017.53.3.04Resumo
As formas de produção cultural contemporâneas no Brasil articularam formas sociais emergentes que colocam em tensão as fronteiras entre produção cultural, política e mercado, abrindo novas interrogações sobre essas divisões. O presente artigo tem como objetivo analisar a trama de relações entre produção cultural, mercado e política de um movimento artístico-cultural emergente, o Fora do Eixo. Esse movimento, surgido na última década, caracteriza-se por sua organização por meio de coletivos articulados em rede e pelo uso de tecnologias digitais. A partir de uma abordagem etnográfica, o trabalho explora os sentidos que o Fora do Eixo associa às práticas de produção cultural, transcendendo as simplificações analíticas para entender os modos de mediação entre cultura, política e mercado que esses movimentos produzem em seus próprios termos.
Palavras-chave: produção cultural, movimento artístico-cultural, modos de mediação, mercado, política, Brasil.
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