Os “evangélicos sem fronteiras”: história e religiosidade evangélica em Londrina (PR)
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2017.53.2.10Resumo
Este artigo analisa como ocorreu o processo sui generis da religiosidade evangélica em Londrina (PR) e como esse processo reproduz a dinâmica da religiosidade nacional em contexto histórico específico. A partir de investigação bibliográfica, eletrônica, de campo e oral, foi possível identificar que a trajetória religiosa evangélica londrinense aconteceu em quatro fases, que denominamos “ecumênica”; “divisão institucional”; “novas religiosidades” e “evangélicos sem fronteiras”. Como resultado final, afirmamos que esta ultima fase, contemporânea, possui características que se pode ampliar para o âmbito nacional, tendo em vista que as doutrinas já não delimitam uma igreja da outra e o estilo gospel se faz presente na maioria delas.
Palavras-chave: História Evangélica, Evangélicos em Londrina, Paraná, religiosidade neopentecostal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.