Cultura Política e Polos Regionais: comparando Campos dos Goytacazes (RJ) com Maringá ampliada (PR)
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.2.12Resumo
O artigo analisa em perspectiva comparada as semelhanças e diferenças entre a cultura política da população residente em Campos dos Goytacazes (RJ) e em ‘Maringá, Paiçandu e Sarandi’, conjunto de municípios que denominamos Maringá ampliada. Na análise comparada entre os Polos Regionais, são priorizadas duas grandes questões teóricas que unificam a proposta deste trabalho. A primeira corresponde ao conjunto de preocupações clássicas relativas ao funcionamento da democracia e da participação dos cidadãos na vida pública. A segunda se refere aos impactos que os processos de mudanças, diferenciação e trajetória de vida impactaram, em diferentes grupos, valores pessoais que apresentam, de formas distintas, um arco que vai do conservadorismo tradicional até a legitimação de novos hábitos e postura.
Palavras-chave: cultura política, polos regionais, democracia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.