Cultura Política e Polos Regionais: comparando Campos dos Goytacazes (RJ) com Maringá ampliada (PR)

Autores

  • Sergio de Azevedo Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Centro de Ciências do Homem, Laboratório de Gestão e Políticas Públicas.
  • Celene Tonella Universidade Estadual de Maringá
  • Joseane de Souza Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Centro de Ciências do Homem, Laboratório de Gestão e Políticas Públicas.

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.2.12

Resumo

O artigo analisa em perspectiva comparada as semelhanças e diferenças entre a cultura política da população residente em Campos dos Goytacazes (RJ) e em ‘Maringá, Paiçandu e Sarandi’, conjunto de municípios que denominamos Maringá ampliada. Na análise comparada entre os Polos Regionais, são priorizadas duas grandes questões teóricas que unificam a proposta deste trabalho. A primeira corresponde ao conjunto de preocupações clássicas relativas ao funcionamento da democracia e da participação dos cidadãos na vida pública. A segunda se refere aos impactos que os processos de mudanças, diferenciação e trajetória de vida impactaram, em diferentes grupos, valores pessoais que apresentam, de formas distintas, um arco que vai do conservadorismo tradicional até a legitimação de novos hábitos e postura.

Palavras-chave: cultura política, polos regionais, democracia.

Biografia do Autor

Celene Tonella, Universidade Estadual de Maringá

Professora Associada do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá. Pesquisadora da Rede Observatório das Metrópoles. Autora do livro poder local e políticas públicas – o papel dos conselhos gestores (Eduem, 2006), entre outras publicações.

Downloads

Publicado

2015-03-12

Edição

Seção

Artigos