Católicos carismáticos e as eleições municipais de 2012
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.2.10Resumo
O pleito municipal de 2012 mostrou uma nova forma católica de participar do processo eleitoral. A novidade é a candidatura de membros carismáticos consagrados. Este artigo analisa quatro dessas candidaturas inéditas e tenta mostrar o uso extensivo, quase exclusivo e diferenciado, das redes sociais como ferramenta de campanha. Destaca como esse novo modo de fazer política guarda afinidade com a natureza própria da organização e vida comunitárias desse segmento católico e como oferece novas possibilidades para que sejam pensadas sua participação político-eleitoral em campanhas locais e nacionais além da própria classificação como “candidato carismático”. Nas eleições de 2012 em Fortaleza, essas candidaturas apresentam como uma de suas principais características o uso particular da comunicação virtual através de ferramentas como Twitter, Facebook e YouTube, abrindo possibilidades para a observação das interações e do compartilhamento de sentidos entre os candidatos religiosos e seus seguidores virtuais. Analisa-se essa negociação de significados, sua dinâmica própria e aquilo que representam no contexto das práticas políticas e religiosas em meio urbano.
Palavras-chave: católicos e política, religião e política, eleições e católicos carismáticos.
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