Católicos carismáticos e as eleições municipais de 2012

Autores

  • Júlia Miranda Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.2.10

Resumo

O pleito municipal de 2012 mostrou uma nova forma católica de participar do processo eleitoral. A novidade é a candidatura de membros carismáticos consagrados. Este artigo analisa quatro dessas candidaturas inéditas e tenta mostrar o uso extensivo, quase exclusivo e diferenciado, das redes sociais como ferramenta de campanha. Destaca como esse novo modo de fazer política guarda afinidade com a natureza própria da organização e vida comunitárias desse segmento católico e como oferece novas possibilidades para que sejam pensadas sua participação político-eleitoral em campanhas locais e nacionais além da própria classificação como “candidato carismático”. Nas eleições de 2012 em Fortaleza, essas candidaturas apresentam como uma de suas principais características o uso particular da comunicação virtual através de ferramentas como Twitter, Facebook e YouTube, abrindo possibilidades para a observação das interações e do compartilhamento de sentidos entre os candidatos religiosos e seus seguidores virtuais. Analisa-se essa negociação de significados, sua dinâmica própria e aquilo que representam no contexto das práticas políticas e religiosas em meio urbano.

Palavras-chave: católicos e política, religião e política, eleições e católicos carismáticos.

Biografia do Autor

Júlia Miranda, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Sociologia pela UnB, pós-doutorado no Centre d’Études Interdisciplinaires des Faits Religieux na EHESS (Paris) e no Laboratoire d’Anthropologie Prospective da Universidade Louvain-la-Neuve (Bélgica). Coordenadora do Núcleo de Estudos de Religião, Cultura e Política do PPG em Sociologia da UFC e professora do Instituto de Cultura e Arte (ICA) dessa mesma instituição.

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Publicado

2015-08-30

Edição

Seção

Artigos