Consciência política e participação no Orçamento Participativo em Cachoeiro de Itapemirim (ES, 2009-2012)
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.2.06Resumo
O objetivo deste artigo é compreender a dinâmica da consciência política e da participação cidadã no Orçamento Participativo (OP) em Cachoeiro de Itapemirim (ES) no período 2009-2012. A discussão se baseia no modelo de análise da consciência política para compreensão da participação em ações coletivas de Sandoval (2001). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados através da observação participante, análise de documentos e entrevistas semiestruturadas com vinte e oito conselheiros do OP, submetidos à análise de conteúdo (Bardin, 2004). Os resultados revelam sentimentos de identidade coletiva, contradições entre justiça e injustiça, eficácia política, interesses antagônicos e adversários, vontade de agir coletivamente, crenças e valores societais e avaliação das metas do OP. Conclui-se que diferentes concepções de consciência política motivam a participação no OP estudado: OP como mecanismo político eficaz de debate e partilha de recursos; OP como oportunidade para manifestar a identidade coletiva e privilegiar sua própria localidade; OP como oportunidade para discutir relações de poder relativas ao próprio orçamento. Elas se apresentam em uma dinâmica na qual uma se articula com a outra no cotidiano sem existir uma fronteira clara entre elas.
Palavras-chave: consciência política, participação popular, orçamento participativo, administração pública, estudos organizacionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.