Triangulação metodológica e abordagem multimétodo na pesquisa sociológica: vantagens e desafios
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.2.03Resumo
O tema deste artigo é a combinação de métodos quantitativos e qualitativos na pesquisa sociológica, e em ciências sociais, de maneira geral, a partir da abordagem multimétodo – também chamada de triangulação metodológica. O argumento apresentado aqui é o de que a abordagem multimétodo é uma das formas mais completas de pesquisa empírica, pois combina a força das grandes amostras, e sua capacidade para generalizações, com a força dos estudos de caso, e sua capacidade para a identificação dos mecanismos causais. No entanto, apresenta diversos desafios em sua implementação, sobretudo quando seu objetivo é a corroboração. A partir de uma revisão da literatura de referência, procuro indicar como enfrentar esses desafios. Inicio especificando as características dos métodos quantitativos e qualitativos, e da sua combinação (abordagem multimétodo), apontando as potencialidades e as limitações nessa combinação, e encerro recorrendo, como exemplo, a dois estudos: uma pesquisa clássica por excelência (A Distinção – Crítica Social do Julgamento), na qual Bourdieu (1977b) se valeu da combinação de diferentes métodos para verificar os determinantes de práticas culturais, e um estudo mais recente (Corruption and inequality at the crossroad – A Multimethod Study of Bribery and Discrimination in Latin America), no qual Fried et al. (2010) discutem a relação entre corrupção e desigualdade social na América Latina, a partir de um experimento seguido por entrevistas qualitativas, como forma de melhor entender e explicar os resultados da etapa experimental.
Palavras-chave: métodos quantitativos e qualitativos, triangulação, multimétodo (ou métodos mistos).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.