O debate da Escola de Frankfurt e suas contribuições para uma reflexão crítica da sociedade contemporânea

Autores

  • Rodrigo Marques Leistner UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.2.01

Resumo

Promove-se uma recuperação do debate endógeno estabelecido entre alguns pensadores da Escola de Frankfurt, sobretudo no que se refere às diferentes perspectivas de análise sobre as relações entre ação e estrutura social, bem como as distintas percepções acerca das racionalidades (prática ou comunicativa) que organizam a conexão entre os indivíduos e a sociedade. Verifica-se o modo como os autores ligados à teoria crítica compreenderam as relações entre esferas subjetivas e estruturais em termos de possibilidades de emancipação social e de exercício de práticas deliberativas. Nessa perspectiva, considera-se uma cisão teórica estabelecida no interior da própria escola, cuja expressão se dá a partir das diferenças epistemológicas existentes entre o núcleo central do pensamento frankfurtiano e um conjunto de autores periféricos. Os trabalhos produzidos por esse núcleo “marginal”, bem como seu posterior refinamento na obra de Habermas, apresentam alternativas teóricas de caráter relacional que contrapõem a visão estrutural e cética presente nos trabalhos de Horkheimer, Adorno e Marcuse. É justamente na recuperação dessas fronteiras endógenas que se pretende ponderar as possíveis contribuições do pensamento frankfurtiano para uma perspectiva crítica da sociedade contemporânea.

Palavras-chave: Escola de Frankfurt, indivíduo, sociedade, racionalidades, controle social, autonomia.

Biografia do Autor

Rodrigo Marques Leistner, UNISINOS

Mestre em Ciências Sociais e Doutorando em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais UNISINOS. Desde 2004 dedica-se a pesquisas sobre a cultura afro-brasileira, com especial atenção sobre as religiões de matriz africana. Aborda temáticas como o multiculturalismo, a formação política das identidades, religiões e religiosidades populares.

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Publicado

2015-07-03

Edição

Seção

Dossiê: Revisões teórico-metodológicas em Sociologia