“Fazer artesanato para fazer a roça”: práticas sociotécnicas na Comunidade Quilombola da Serra das Viúvas

Autores

  • Fanny Longa Romero UNIOESTE/PNPD/CAPES

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2014.50.3.10

Resumo

O artigo aborda dinâmicas relacionadas a práticas sociotécnicas realizadas no contexto de uma comunidade autodeclarada remanescente de quilombo, da região da Serra das Viúvas, sertão alagoano. Tais práticas são abordadas a partir da inter-relação de diversas habilidades, técnicas, histórias e ações simbólicas de seres (humanos e não humanos) potencializadas por meio do “engajamento” da experiência prática e construídas na interação social. A análise dialoga com as proposições de Tim Ingold, em diversos contextos teóricos, e enfatiza a relação dos conceitos natureza-cultura como indissociável de um campo de interações que dizem respeito a formas específicas de ser, fazer e habitar o mundo. A ênfase da pesquisa etnográfica contextualiza as narrativas das mulheres que fundaram a Associação de Mulheres Artesãs Quilombolas (AMAQUI), na década de 1990. O estudo revela que a experiência dos saberes-fazeres dos grupos domésticos no seio da comunidade se configura por meio de práticas cotidianas que apontam a conhecimentos locais do ecossistema, mas que são permeadas por uma lógica própria de pertencimentos e reciprocidades que produzem sentidos sobre o território, numa situação histórica determinada.

Palavras-chave: natureza, cultura, práticas sociotécnicas.

Biografia do Autor

Fanny Longa Romero, UNIOESTE/PNPD/CAPES

Graduada em antropologia, pela Universidad Central de Venezuela. Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Recentemente, terminei um pós-doutorado em ciências sociais, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no marco do projeto Políticas culturais e ambientais no Brasil: gestão e inovação (LAPCAB), sob a coordenação do prof. Dr. José Rogério Lopes.

Áreas de atuação: etnologia indígena, problemáticas étnico-nacionais, gênero, migrações e fronteiras, políticas culturais e ambientais.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Dossiê: Diversidade Cultural e os dilemas para as Políticas Culturais e Ambientais